Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, O Último Azul, novo longa de Gabriel Mascaro, estreia na próxima quinta-feira, 28 de agosto, nos cinemas de todo o país. Na noite desta quarta-feira (20), o filme ganhou uma pré-estreia especial no Kinoplex Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, que reuniu elenco, equipe e convidados. Em clima de gala, o tradicional tapete vermelho foi substituído por um tapete azul, enquanto muitos presentes também escolheram peças nessa cor para homenagear a produção, criando uma atmosfera simbólica.

Ambientado na Amazônia, o longa apresenta um Brasil quase distópico, em que idosos são transferidos pelo governo para colônias habitacionais. Antes de ser obrigada a deixar sua vida para trás, Tereza (vivida por Denise Weinberg), 77 anos, embarca em uma jornada para realizar seu último desejo.
O diretor Gabriel Mascaro fez questão de celebrar o momento vivido pelo cinema nacional. “É um prazer imenso lançar esse filme em um ano que começa com O Ainda Estou Aqui conquistando o Oscar. A gente confirma nossa força no Festival de Berlim e no Festival de Cannes com o filme do Kleber. Acho que é um lindo ano para a gente”, afirmou o diretor.
A protagonista Denise Weinberg também se emocionou ao destacar a forma inédita como a obra aborda o envelhecimento. “Normalmente o idoso é retratado como alguém com Alzheimer, deprimido ou prestes a morrer. Aqui, o Gabriel traz outra visão: o envelhecimento como uma nova fase da vida, cheia de desejos, de possibilidades, de corpo pulsante. Foi uma aventura incrível filmar na Amazônia durante dois meses, navegando pelos rios”, revelou a atriz.
