“Eu na Minha Terra Distante” foi escrito em 1999, quando Chris Fuscaldo tinha 19 anos e Taís Salles, 22, e elas tinham acabado de se conhecer. Como contam na abertura do livro, eram “jovens sonhadoras e sofredoras, passarinhas presas em gaiolas e termos fome e sede de viver e ver nossa criatividade voar”. Taís tentava escrever uma carta de amor quando Chris percebeu que ela rabiscava uma história. A correspondência ficou para depois e as duas viraram a noite terminando a saga do Eu, um menino que vivia sozinho em uma terra distante e que descobriu a felicidade ao conhecer a Música. No dia seguinte, Chris começou a ilustrar a trama com lápis e papel, desenhos que anos depois foram coloridos e completados pela amiga designer Fernanda Bonvini.
Vinte e seis anos se passaram e as duas, que além de amigas viraram parceiras musicais no grupo Eu, Chris e Taís, finalmente conseguiram finalizar aquele projeto que era para ser só uma carta. Voltado para o público infanto-juvenil, “Eu na Minha Terra Distante” (Garotinha FM Livros) é lúdico, mas contém mensagens profundas, ao estilo “O Pequeno Príncipe”, uma das principais inspirações de Chris e Taís: Eu é o personagem principal e pode ser qualquer um. O Senhor Tempo é o pai de tudo e todos. As Sementes Mágicas são plantadas diariamente. A Música é que dá sentido à vida, faz companhia e une os seres humanos. E a Princesa é a companhia perfeita.
Natural de Niterói (RJ), Chris Fuscaldo é jornalista, escritora – autora de biografias de histórias da música brasileira – e cantautora. Taís Salles é cantautora, violonista, publicitária e também trabalha com bichos em sua roça, em Itaperuna (RJ). A música as uniu em 1999, quando ainda eram estudantes. Em 26 anos de amizade, Chris e Taís cresceram, amadureceram, tornaram-se profissionais, mas nunca perderam o encanto de amar e de criar. Escrito em 1999 e colorido pela amiga designer Fernanda Bonvini, também de Niterói mas radicada na Escócia, “Eu na Minha Terra Distante” é o único (ou será só o primeiro?) livro delas, mas a dupla tem uma série de parcerias musicais.
Como Eu, Chris e Taís – antes chamada de ECT –, já realizaram diversos shows, participaram de festivais e registraram algumas canções, indo da roça ao rock, passando pelo folk e pela MPB. No Spotify é possível ouvir “Ninguém Igual”, composta pela dupla e lançada em 2019 pelo selo Astronauta Discos. Enquanto o livro não ficava pronto, Taís começou a compor músicas. Chris se empolgou e também rabiscou algumas letras. “Eu na Minha Terra Distante” já conta com algumas canções que poderão se tornar, um dia (que não seja daqui a 26 anos), uma trilha sonora.
O lançamento oficial acontecerá no dia 31 de agosto (domingo), a partir das 16h, na Blooks Niterói (Rua Miguel de Frias, No 9, Icaraí – junto à Reitoria da UFF), com direito a amostras de músicas tocadas e cantadas por Chris e Taís.
Serviço:
- Lançamento do livro “Eu na Minha Terra Distante”
- Dia 31 de agosto de 2025 (domingo)
- Horário: 16h
- Local: Blooks Niterói (Rua Miguel de Frias No. 9, Icaraí)
- “Eu na Minha Terra Distante”
- Selo Garotinha FM Livros (Garota FM Books)
- Texto: Chris Fuscaldo e Taís Salles
- Ilustrações: Chris Fuscaldo e Fernanda Bonvini
- 36 páginas, 20x20cm
