A ONG Junior Achievement (JA) Rio de Janeiro realizou uma ação em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, no Colégio Estadual Antonio Maria Teixeira Filho, no Leblon. O Dia D Voluntariar 2025 contou com a presença de voluntários representantes da alta gestão de grandes empresas e entidades, que apresentaram o programa educacional “Conectado com o Amanhã” aos estudantes. Os artistas Fabio Porchat e Caio Blat e o jornalista e fundador do Voz das Comunidades, Rene Silva, também prestigiaram o evento e conversaram com cerca de 250 alunos.

A presidente da JA Rio de Janeiro, Graziella Castilho, abriu o evento falando sobre a importância da educação na vida destes jovens e o quanto o dia de hoje pode impactar no futuro deles.
“Hoje vamos plantar uma semente que, talvez, não veremos seu fruto de imediato, mas que daqui a pouco há de germinar”, diz ela, que complementa: “A gente está vivendo uma situação muito crítica no país com um alto número de jovens entre 14 e 24 anos que não estudam e nem trabalham. Como sociedade e cidadão, não podemos nos acomodar com essa realidade. Por isso estamos aqui”.
A escola atende, principalmente, a moradores da Cruzada São Sebastião e do Vidigal, além de outras comunidades da Zona Sul carioca, e recebeu a primeira edição do Dia D Voluntariar, em 2018. A diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, Ana Luiza Silva, também falou sobre a iniciativa.
“Hoje é dia de celebrar aqueles que estão dispostos a trocar experiências e conhecimentos. Os jovens buscam o futuro, e a JA cria pontes para que essa conexão ocorra. Nosso trabalho hoje, aqui na escola, é inspirar, preparar, impulsionar e transformar essa realidade”, contou a diretora.
Fabio Porchat, Caio Blat e Rene Silva contam suas histórias e emocionam alunos
Ao entrarem em cada sala de aula do Ensino Médio, os artistas Caio Blat e Fabio Porchat e o jornalista Rene Silva eram recebidos com surpresa e muita emoção. Porchat ressaltou que eles não estavam animados apenas em ver pessoas famosas, mas sim em ouvir o que eles tinham para contar.
“É muito legal poder estar em contato com os jovens, olhar nos olhos deles e ver a ansiedade. Eles estavam querendo entender o que a gente estava falando. A juventude está interessada e precisa, às vezes, só de um empurrão”, disse Fabio Porchat.
Já o ator Caio Blat conta que buscou falar algo que pudesse inspirar a vida desses jovens e abrir o horizonte deles. “Daqui a pouco eles vão sair da escola e terão que tomar decisões. É muito lindo poder passar por várias salas e dividir um pouquinho da minha experiência com esses jovens”, explicou.
Entre uma sala e outra, muitos pedidos de fotos e dicas ao pé do ouvido. O jornalista Rene Silva ficou encantado com a recepção dos alunos. “Muito emocionante ver os olhos deles brilhando e poder transmitir a eles que acreditem nos seus sonhos. O evento de hoje é uma forma de se pensar o Brasil também”, concluiu.
As três personalidades entravam nas salas de aula durante a apresentação do programa educacional “Conectado com o Amanhã”, que foi apresentado pelos voluntários. Em seguida, voluntários, representantes de turma, professores, colaboradores da JA, Porchat, Blat e Rene Silva participaram de uma roda de conversa.
Entre os voluntários participantes estavam lideranças de empresas e entidades como Supergasbras, TV Globo, Descomplica, KPMG, Shell, Prudential, MetrôRio, Febraban e Casa do Constutor.
Destaque em voluntariado corporativo
A JA Rio de Janeiro se destaca quando o assunto é voluntariado corporativo. Somente em 2024, a instituição contou com quase mil participações voluntárias, que resultaram em mais de 5 mil horas doadas à causa da educação. Desde 1999, a organização já registrou aproximadamente 20 mil participações voluntárias e ganhou o prêmio de Melhor ONG em Filantropia, Voluntariado e Apoio à Sociedade em 2023, ficando ainda entre as 100 Melhores ONGs do Brasil no mesmo ano.
“O nosso intuito é celebrar o voluntariado em um dos lugares onde mais amamos estar: a sala de aula. O nosso intuito é preparar a nova geração para os desafios e o sucesso, para que possam construir vidas mais prósperas e, assim, impactar positivamente suas famílias e comunidades”, comemora a diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, Ana Luiza Silva.
