Foto: Cleiton Thiele
Neste domingo (17), o 53º Festival de Cinema de Gramado promoveu mais uma sessão da Mostra Competitiva de Longas Brasileiros, dessa vez com o filme “Papagaios”, de Douglas Soares, seu primeiro longa-metragem de ficção.
Concorrendo com outros cinco títulos, resultado de um processo de curadoria assinada pelo diretor e ator Caio Blat, pela atriz Camila Morgado e pelo jornalista, professor e crítico, Marcos Santuario, a produção foi exibida no Palácio dos Festivais, para um público de cerca de 800 pessoas.
Assista ao teaser:
Antes da estreia, passaram pelo famoso tapete vermelho do Festival de Cinema de Gramado, os atores Gero Camilo (Tunico), Ruan Aguiar (Beto), Leo Jaime, Angela Paz (Livia Paz), Ernesto Piccolo (Clau), Babi Xavier, Claudete Troiano, Marcello Escorel (Russo), Roney Villela (Borges), Jorge Maya (Matias), Flavio Birman (Batista), Cristiano Lopes (Clóvis), além da equipe de produção, acompanhados do diretor Douglas Soares, arrancando aplausos do público presente.
“Papagaios” aborda o peculiar universo dos “papagaios de pirata”, que são pessoas que ficam atrás dos repórteres para ganhar algum tipo de fama na região onde moram, trazendo uma sátira social sobre os limites éticos da fama, em um suspense marcado por mistérios e uma pitada de comédia, indagando sobre o que o ser humano está disposto a fazer para aparecer na televisão.
Gero Camilo dá vida a Tunico, o mais famoso “papagaio de pirata” do Rio de Janeiro, um grande representante da classe e que sempre está perseguindo repórteres para aparecer na TV, seja em tragédias, velórios de famosos ou nos noticiários. Depois de uma matéria sobre um grave acidente em uma parque de diversões da cidade, ele conhece Beto, interpretado por Ruan Aguiar, um jovem misterioso que se torna seu aprendiz. Esse encontro revelará a face oculta da busca pela fama a qualquer custo, em um Brasil com mais de 70 milhões de televisores ligados todos os dias.
“Para falarmos sobre televisão no filme, não poderíamos deixar de fora a participação de nomes conhecidos desse universo, como a apresentadora Claudete Troiano, a apresentadora e atriz Babi Xavier, o jornalista Eduardo Grillo, que foi apresentador do primeiro telejornal ao vivo da Globo News, e o cantor e músico Leo Jaime, que tem papel fundamental no filme. Todos eles interpretam a si mesmos, numa realidade paralela curiosa”, finaliza o diretor Douglas Soares.
O Festival de Cinema de Gramado é um dos principais eventos do gênero do Brasil. Realizado anualmente na Serra Gaúcha, é palco de debates e encontros entre artistas, realizadores, estudantes, pesquisadores, imprensa e público em geral.
“Papagaios” tem produção da Glaz Entretenimento & Meus Russos, e distribuição da Olhar Filmes. A previsão de estreia é para 2026.
