Um grupo de oito alunos do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual República, uma das unidades da Rede Faetec, está lançando nesta quarta, 13 de agosto, uma nova opção de jogo digital que que reúne entretenimento e conscientização. Os estudantes do curso de programação de jogos digitais, com idade entre 17 e 19 anos, vem trabalhando há mais de um ano no projeto que reúne temas como sobrecarga mental de mulheres que são profissionais e mães solo, assédio sexual, psicológico e mental em locais públicos ou no ambiente de trabalho, além da visibilidade trans.

“ Fizemos uma pesquisa sobre esses temas ao redor do mundo e chegamos a 04 países, onde o assunto é recorrente. Com esses dados, dividimos o jogo em tarefas que precisam ser cumpridas em cada país “, diz Maria Silva, uma das integrantes do grupo.
O jogo visita Brasil, México, Alemanha e Índia. Em cada etapa, os jogadores precisam finalizar as tarefas de acordo com as indicações. Somente avança ao próximo país, quem cumpre todas as determinações. No Brasil, por exemplo, o tema abordado é a sobrecarga mental que mulheres vivem ao ter que, muitas das vezes, dar conta dos filhos e da profissão sem uma rede de apoio; já no México, os alunos, embasados em notícias como a retirada dos vagões femininos em trens e metrô , abordam o assédio sexual em locais públicos como motivação para os desafios.
O sucesso do novo jogo, que pretende ampliar os temas e desafios para mais seis países foi tanto, que o grupo participou de uma mostra do curso de graduação em jogos do IFRJ, única instituição no Estado a oferecer o curso superior.
