Em sua 5ª edição, o RIW Pop & Tech se estabelece como o principal catalisador da transformação na Economia Criativa no Brasil, criando pontes entre arte, cultura e inovação tecnológica. Realizado de 12 a 15 de agosto no Pier Mauá (RJ) como parte da programação do Rio Innovation Week, o evento revela como plataformas digitais e novas linguagens artísticas moldam o futuro da produção cultural, evidenciando a convergência entre arte e inovação, e levando o Brasil a emergir como uma vitrine global de experimentações e tendências.
Com curadoria do diretor de arte André Weller e realização através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ISS-RJ), o RIW Pop & Tech transforma o potencial criativo do país em laboratório de inovações globais, conectando artistas, pioneiros da tecnologia e o público em experiências que redefinem as fronteiras da cultura. “O evento tornou-se peça fundamental na construção desse movimento transformador”, destaca Weller.
Com vista deslumbrante da Baía de Guanabara, a nova edição vai contar com uma programação diversificada e muito especial de apresentações artísticas, incluindo a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, a Favela Orquestra IBME, a Camerata Jovem RJ e o grupo de dança Expressar. A dança contemporânea também marcará presença com a Companhia Flavia Tapias, além de um quinteto de acordeons liderado pelo pianista Marcelo Caldi e uma apresentação do DJ e ativista indígena Eric Terena, que mistura música eletrônica com sons da natureza.
Além dessas atrações, o evento oferecerá outras experiências imersivas memoráveis. Logo na entrada das dependências do RIW, o público será recebido por um túnel com obras de arte e Realidade Aumentada do artista internacional Ferdi Alici (do Estúdio Ouchhh). Outro ponto alto será a instalação de luz e som “Dragon O2”, do estúdio internacional LedPulse, que promete encantar o público com uma coreografia de luzes e cores. Outro grande destaque é a exposição “Removed”, do artista visual Eric Pickesgill, que ficou mundialmente conhecida por retratar o vazio e o isolamento provocados pela dependência das telas. Em sua primeira vez no Brasil, a série contará com uma instalação de proporções inéditas: 50 metros de comprimento por 3 metros de altura.
O objetivo de Weller é que as vivências não sejam apenas contemplativas, mas também convidativas. “Queremos que o público viva experiências artísticas verdadeiramente inesquecíveis, que rompam as barreiras tradicionais e explorem novas fronteiras sensoriais”, completa. A profundidade das propostas artísticas e tecnológicas se estende ainda mais com a presença de coletivos e estúdios renomados. O Tropigalpão, por exemplo, apresentará em Realidade Virtual “Mar Antes Visto”, que remete à Baía de Guanabara.

Mostras artísticas exclusivas no Galpão Kobra
Um outro diferencial da edição de 2025 do evento é a utilização de todo o segundo andar do Galpão Kobra, paralelo aos Armazéns 3 e 4 do Porto, para a utilização de projeções mapeadas e imersivas em um espaço para trilhas de conteúdo e mostras artísticas exclusivas que contemplam temas como sustentabilidade, esportes, arquitetura e cidades inteligentes.
Tendo como patronos o recém-falecido fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado, além da curadora Lélia Deluiz Wanick, o Instituto Terra, ONG reconhecida por sua dedicação à recuperação ambiental, irá montar uma mostra com fotografias, vídeos e objetos no espaço. Em paralelo, o Instituto Mar Aberto, com seu propósito de gerar e compartilhar conhecimento sobre o ambiente marinho, também terá uma mostra dedicada ao tema.
A beleza e a importância dos registros em foto e vídeo também guiará a participação do surfista carioca Pedro Scooby, que realiza, pela primeira vez, uma mostra sobre sua trajetória dentro do esporte. Também participa o consagrado Estúdio de Design Radiográfico, que carrega no seu extenso currículo a Abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, e que exibirá uma exposição com seus principais trabalhos nas áreas de Eventos, Shows, Audiovisual, Arquitetura e Peças Gráficas.
Música, arte e moda são reinventadas no RIW Pop & Tech
As discussões a respeito das transformações gerais que estão sendo presenciadas pelo mercado fonográfico, especialmente em um país com uma cultura musical tão rica quanto o Brasil, também terão destaque no RIW Pop & Tech. Os rumos da cultura musical brasileira também serão de um painel dedicado aos 20 anos da Festa Ploc, o maior evento retrô da América Latina, mostrando a relevância da cena musical dos anos 80 para os tempos atuais a partir dos depoimentos do criador Luciano Vianna e outros convidados.
Pelo quarto ano consecutivo, o evento contará com a conferência Music Forward, com cases de empresas e reflexões sobre criação, distribuição e consumo musical. O palco conta com curadoria da Tecla Music Agency e parceria da União Brasileira dos Compositores (UBC). Entre os 20 painéis confirmados estão cases como a campanha sonora da Heineken na última edição do Rock in Rio e o álbum Minhas Andanças, uma homenagem ao compositor Cleber Augusto feita com o auxílio de inteligência artificial, além da participação de muitos profissionais do meio musical para compartilhar suas experiências e pontos de vista sobre as mudanças do setor.
O impacto da tecnologia na cultura pop também passa pelos mundos da estética e da moda. E é disso que se trata o BRIFW (Brasil In Fashion Week), um festival à parte dentro do RIW. Com conferência exclusiva voltada a debates sobre moda e beleza digital, a edição deste ano, curada pela empresária e pesquisadora Olivia Merquior, se voltará para temas atuais como a Inteligência Artificial e a biotecnologia, refletindo sobre seus impactos no consumo e no nosso entendimento geral sobre o tema.
O diálogo entre tecnologia e humanidade
Para além dos painéis e das discussões em si, o Pop & Tech também trará os próprios artistas para compartilhar experiências e falar sobre suas perspectivas sobre inovação e sobre os rumos do fazer artístico. Entre eles estão os renomados escritores Marcelo Rubens Paiva, Carla Madeira, Socorro Acioli e Martha Medeiros, que vão discutir, entre outros temas, a singularidade da criatividade humana em tempos de inteligência artificial e a atemporal importância da literatura.
Além dos escritores, mais nomes de peso estão confirmados sob curadoria da escritora e jornalista Paula Taitelbaum, incluindo potências da música brasileira como Ney Matogrosso e Arnaldo Antunes e a bailarina e coreógrafa Deborah Colker. Como macrotema, esses painéis visam discutir a valorização do diálogo entre tecnologia e as humanidades, um assunto cada vez mais urgente no meio das artes.
“É um convite para o público explorar as múltiplas facetas da criatividade brasileira impulsionada pela tecnologia. Estamos diante de uma revolução na Economia Criativa que o RIW Pop & Tech não apenas acompanha, mas impulsiona”, reforça o curador André Weller.
trong>O potencial do “soft power” brasileiro
Todos esses temas e atrações artístico-culturais reforçam o talento do Brasil quando o assunto é Economia Criativa. Se historicamente nossa pulsante veia artística foi parte fundamental da cultura e do ‘ser brasileiro’, as novas tecnologias destacam o potencial de sermos protagonistas deste momento histórico.
Isso evidencia o “soft power” brasileiro, ou seja, a capacidade de um país influenciar e atrair outros por meio de sua cultura, valores e imagem que projeta. É alinhado com a iniciativa Brasil Para O Mundo (BPOM), fundada pelo professor e escritor Victor Drummond. O BPOM é outro parceiro do evento, que busca transformar a forma como o Brasil é percebido no exterior ao promover um país contemporâneo, plural, inovador e comprometido com soluções criativas e sustentáveis.
strong>Sobre o RIW Pop & Tech 2025
O RIW Pop & Tech se mostra, a cada ano que passa, um importante centro de debate e convergência entre Arte e Cultura com a Inovação e Tecnologia, se orgulhando de ser peça fundamental na constituição deste movimento transformador da sociedade, apoiando há meia década a troca de conhecimentos e aprendizados dentro do segmento.
Para este ano, o público do evento será convidado para uma série de Experiências Interativas e Multissensoriais transversais a toda Conferência Global no Cais do Porto do Rio de Janeiro. O Pop & Tech conta com grandes apoiadores, parceiros e patrocinadores como a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, PwC, BNY, Riocard Mais, Windsor Hotéis e Instituto XP por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, Caterpillar, Galp, Repsol Sinopec Brasil, Sotreq, Transpetro, RecargaPay, Stellantis e coparticipação do Sesc RJ. O evento tem a realização de Base Promoções e do Ministério da Cultura e é viabilizado pelo Governo Federal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Para a programação completa e mais informações sobre o evento, acesse https://rioinnovationweek.com.br/
Sobre o Rio Innovation Week
O Rio Innovation Week é o maior evento global de tecnologia e inovação. Em 2024, reuniu grandes nomes do ecossistema de Tecnologia e Inovação, além de membros dos diferentes setores da economia nas 37 conferências que fizeram parte do projeto. Em 2025, o evento acontece em agosto, entre os dias 12 e 15, no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro. Com 60 conferências e 40 palcos, o projeto promove uma grande oportunidade de negócios e experiências únicas pautadas pela inovação e tecnologia.
Com o compromisso de gerar reflexão e impacto real para transformar realidades, o Rio Innovation Week é um evento que vai além do estímulo à inovação e ao empreendedorismo. O projeto tem atuação estratégica, pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, garantindo assim a responsabilidade na promoção de um futuro inclusivo e economicamente sustentável. Promovemos um ambiente de oportunidades, negócios, experiências e conteúdos, pautados em: comprometimento com a diversidade, equidade e inclusão; valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões; fomento ao pluralismo e diversidade nas palestras; busca por representatividade em termos de gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, pessoas com deficiência, idades, classes sociais, entre outras características da sociedade atual; promoção de um ambiente inclusivo e com oportunidades iguais de fala para todos.
| Serviço
RIO INNOVATION WEEK 2025 Quando: 12 a 15 de agosto de 2025 Onde: Pier Mauá- Rio de Janeiro- Brasil – AV. RODRIGUES ALVES, 10 | PRAÇA MAUÁ, RIO DE JANEIRO | RJ, 20081-250 Ingressos: Sympla |
