Em um cenário onde o consumo de música é instantâneo e as playlists se renovam diariamente, o que acontece antes do play continua envolto em mistério. Nos bastidores, produtores, engenheiros e artistas mergulham em camadas de sons, escolhas técnicas e decisões estéticas que definem a identidade de álbuns, faixas e movimentos culturais inteiros. É um processo que mistura técnica e intuição, e que raramente chega ao público com a mesma intensidade que o produto final. É nesse contexto que surge Off the Record, a nova série original da Moises no YouTube. Com narrativa imersiva, a produção abre as portas dos estúdios para revelar como ideias ganham forma, mostrando o caminho criativo de alguns dos nomes mais influentes da música contemporânea.

“Nossa missão sempre foi potencializar a criatividade. Com a série “Off the Record”, mostramos que, mesmo em uma era de automação, é a visão e a sensibilidade humana que tornam a música única. É um convite para entrar no estúdio e vivenciar a criação de fati acontecendo”, afirma Geraldo Ramos, CEO e fundador da Moises.
Três episódios já estão no ar:
- Episódio 1 – Daniel Ganjaman: Produtor musical e engenheiro de som, Ganjaman abre o estúdio para compartilhar bastidores de timbragens e decisões criativas que marcaram gerações. Com mais de 30 anos de carreira, ele reflete sobre sucessos como Rap é Compromisso (Sabotage), O Futuro Não Demora (BaianaSystem) e Nada Como um Dia Após o Outro Dia (Racionais MC’s).
- Episódio 2 – Janluska: Conhecido por sua abordagem experimental, Janluska revela como o acaso e a liberdade moldaram álbuns como Coisas Naturais, de Marina Sena, e trabalhos com ANAVITÓRIA e Terno Rei. Para ele, a inovação nasce de caminhos fora do convencional e da exploração criativa na DAW.
- Episódio 3 – Vanessa Moreno: Cantora e compositora, Vanessa explora como ritmo, silêncio e movimento se conectam à sua ancestralidade e liberdade criativa. Ela compartilha bastidores de parcerias com Edu Lobo e João Bosco e apresenta Solar, álbum que combina polirritmia, pop, rock, jazz e música brasileira.
A escolha do YouTube como plataforma foi estratégica para ampliar o alcance e engajamento com a comunidade criativa global. “O YouTube nos permite unir narrativa audiovisual de alta qualidade com acessibilidade, alcançando tanto estudantes quanto profissionais que já usam o Moises para aprender, remixar e produzir suas músicas”, reforça Ramos.
Além de Off the Record, a Moises segue ampliando seus recursos para os usuários, além das parcerias com criadores e instituições, fomentando pesquisa e desenvolvimento de novas soluções criativas para músicos e amadores em todo o mundo.
Todos os episódios estão disponíveis gratuitamente no canal oficial da Moises no YouTube.
Sobre a Music.AI
A Music.AI é uma fornecedora líder de soluções de IA focadas em áudio e música, confiada por gravadoras, agências, empresas de tecnologia e desenvolvedores. Mais de 50 milhões de usuários utilizam as ferramentas da plataforma Music.AI, processando mais de 2,5 milhões de minutos de áudio diariamente. A empresa é criadora do Moises, o principal aplicativo de criação musical impulsionado por IA, que revoluciona a forma como os artistas trazem suas ideias musicais à vida.
