Na novela Vale Tudo, Maria de Fátima virou símbolo de ambição ao usar a persuasão como principal recurso para ascender socialmente.

Ainda no início da trama, a personagem viu em Afonso a oportunidade de mudar de vida e partiu para o seu objetivo utilizando ferramentas da comunicação. “Ela conquistou o bilionário porque sabe como ajustar as palavras, os gestos e criar uma conexão emocional que parece autêntica”, afirma o especialista em comunicação com mais de 15 anos de estudos dedicados ao assunto, Giovanni Begossi.
Ao identificar a carência de Afonso e a dependência emocional de sua antiga namorada Solange, Maria de Fátima fez questão de apostar na presença e se mostrar sempre disponível para fazer companhia ao seu pretendente. Ao criar esse ambiente de conforto emocional, ela conseguiu sustentar a narrativa envolvente que seduziu o bilionário.
“Depois, o passo seguinte foi construir com precisão a imagem de uma jovem simples e que, aparentemente, não se importa com dinheiro, sempre com um comportamento despretensioso, falas suaves, gestos contidos e uma postura ingênua. Com isso, ela criou no bilionário a sensação de pureza e autenticidade, e despertou a ideia de proteção e confiança”, pontua Begossi.
Sempre evitando ostentar ou demonstrar ambição explícita, Maria de Fátima investiu no afeto e na cumplicidade acima de interesses materiais, e foi assim, com essa combinação calculada de humildade e proximidade emocional, que a personagem interpretada por Bella Campos conseguiu se aproximar de Afonso de forma gradual, sem que ele percebesse seu jogo de manipulação.
Além do discurso cuidadosamente planejado, Fátima sempre reforçou sua estratégia com uma linguagem não verbal marcante. Giovanni Begossi, que acaba de lançar o livro Como Falar Bem e Ficar Rico, destaca que a personagem controla cada olhar e cada movimento com precisão. “Ao manter contato visual prolongado, ela transmite segurança e cria intimidade. O sorriso contido, por exemplo, usado em momentos específicos, é proposital e fortalece a sensação de proximidade. Os gestos de Fátima são sempre calculados para gerar empatia e transmitir confiança”, avalia.
No desenrolar do relacionamento, Maria de Fátima deixa claro como a comunicação tem o poder de mudar os destinos e pode ser determinante. “Ela transformou a conquista em um projeto meticuloso, onde cada detalhe foi estudado para manter Afonso dependente. Fátima vem mostrando em cada cena como a comunicação não se limita às palavras, mas também está presente no olhar calculado, no tom de voz, na postura, no posicionamento, na forma de ocupar o espaço e até no silêncio, tudo isso faz parte do jogo”, finaliza Begossi.
