Edu Guedes, de 51 anos, foi submetido a uma cirurgia de emergência após descobrir um câncer. A informação foi confirmada pela equipe do apresentador e chef de cozinha à nossa redação neste domingo (6). A assessoria de imprensa do artista explicou que ainda não tem informações sobre o estado de saúde dele. A equipe de Ana Hickmann também se manifestou: “A informação [do câncer], infelizmente, procede”.

A operação aconteceu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, no sábado (5). De acordo com o portal Leo Dias, Edu teve uma crise renal há alguns dias, que desencadeou uma infecção. Ele então passou mal, foi ao hospital e precisou passar por outra cirurgia de emergência. Depois disso, o chef fez exames que revelaram um nódulo no pâncreas.
Esse órgão tem como função liberar enzimas que atuam na digestão e na produção de hormônios que ajudam a manter o açúcar do sangue controlado. Ele mede cerca de 15 cm é composto pelas seguintes partes: cabeça (lado direito), corpo (centro) e cauda (lado esquerdo).
O que é a doença?
O oncologista João Paulo Fogacci de Farias, da Oncoclínicas, explica que “câncer de pâncreas” engloba diversos tipos de tumores malignos: “O termo é usado de maneira genérica, contudo, ele se refere ao tipo mais comum da neoplasia – que se origina na parte exócrina do pâncreas – o adenocarcinoma, responsável por 90% dos casos. Já os demais tipos incluem casos mais raros, como os pancreatoblastomas e neuroendócrinos”.
Sintomas
Quando está na fase inicial, o câncer de pâncreas não costuma apresentar sintomas. O médico disse os sintomas começam a aparecer conforme o tumor aumenta ou quando há disseminação da neoplasia para outras partes do corpo.
Fraqueza, perda de peso, falta de apetite, dor abdominal, dor nas costas, urina escura, icterícia (olhos e pele de cor amarela), náuseas, dores nas costas, trombose venosa profunda (identificação de um coágulo sanguíneo, geralmente em uma veia principal) e piora abrupta de um diabetes já diagnosticado há um tempo estão entre os sintomas mais comuns.
