A espera, enfim, acabou. Em sua 11ª corrida na F1, Gabriel Bortoleto enfim conquistou pontos para o Brasil, cruzando a linha de chegada do GP da Áustria, neste domingo, em oitavo lugar. O resultado confirmou o bom ritmo apresentado pelo calouro da Sauber ao longo do fim de semana, que terminou com vitória do pole position Lando Norris. Oscar Piastri e Charles Leclerc completaram o pódio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/I/C/9yrZX6RxCllRzhcgw5aA/gettyimages-2222742007.jpg)
Fazendo uma prova sólida, o brasileiro executou poucas mas precisas ultrapassagens, contando ainda com a estratégia acertada para manter a posição na qual largou. Nas últimas voltas, começou a pressionar o veterano Fernando Alonso – que por sinal, gerencia a carreira do jovem paulista de 20 anos – e também teve que despachar para longe o colega Nico Hulkenberg, nono colocado.
O oitavo lugar de Bortoleto findou um jejum de quase oito anos desde o décimo lugar de Felipe Massa no GP de Abu Dhabi de 2017: de lá pra cá, foram mais de 2770 dias sem um brasileiro pontuando na F1. Gabriel fatura quatro pontos, ocupando o 19º lugar no campeonato liderado por Piastri. Ele também foi eleito Piloto do Dia, na votação popular dos espectadores da categoria.
Norris chega a sete vitórias na carreira, sendo esta a terceira do inglês na temporada. Porém, ele permanece atrás de Piastri no Mundial de pilotos, com 15 pontos a menos que o companheiro – cuja segunda colocação na corrida deste domingo assegurou a quarta dobradinha da McLaren em 2025.
A equipe ampliou a vantagem no campeonato de construtores, somando 417 pontos contra 210 da nova vice-líder Ferrari: a escuderia superou novamente a Mercedes na tabela, beneficiada com o quarto pódio de Leclerc no ano, e o quarto lugar de Lewis Hamilton, melhor resultado coletivo do time italiano até aqui.
Resultado
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren) +2s695
- Charles Leclerc (Ferrari) +19s820
- Lewis Hamilton (Ferrari) +29s020
- George Russell (Mercedes) +62s396
- Liam Lawson (RB) +67s754
- Fernando Alonso (Aston Martin) – 1 volta
- Gabriel Bortoleto (Sauber) – 1 volta
- Nico Hulkenberg (Sauber) – 1 volta
- Esteban Ocon (Haas) – 1 volta
- Oliver Bearman (Haas) – 1 volta
- Isack Hadjar (RB) – 1 volta
- Pierre Gasly (Alpine) – 1 volta
- Lance Stroll (Aston Martin) – 1 volta
- Franco Colapinto (Alpine) – 1 volta
- Yuki Tsunoda (RBR) – 2 voltas
Abandonaram: Alexander Albon (Williams), Max Verstappen (RBR), Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Carlos Sainz (Williams).
