Alô, Alô! Planeta Terra Chamando! Após mais de 30 anos, o público voltará a ouvir esse chamado na continuação de Mundo da Lua, que estreia na TV Cultura na noite deste sábado, 28. O seriado segue focado na vida da família Silva e Silva, mas, dessa vez, a protagonista é Emília (Sabrina Souza), a filha de Lucas Silva e Silva. Quase todo o elenco original está de volta à produção, menos Luciano Amaral, que protagonizou a primeira temporada e foi substituído por Marcelo Serrado.

Intérprete original de Lucas Silva e Silva, Luciano trabalha atualmente como comentarista esportivo na ESPN e conseguiu liberação da emissora para gravar a continuação de Mundo da Lua, mas não chegou a um acordo para fechar o trabalho. Segundo a TV Cultura, as negociações estavam avançadas, mas o ator desistiu na hora de assinar o contrato por ter mudado de ideia sobre o cachê oferecido. Dessa forma, Marcelo Serrado ficou com o papel.
Na história, Lucas Silva e Silva cresceu, é piloto de avião e pai. Para interpretar o personagem, Serrado conta que estudou a atuação de Luciano, mas buscou dar uma marca própria para o trabalho. “Já tinha visto na época, vi bastante do que o Luciano fez, mas fiz a minha versão. Como alguém vai fazer o James Bond e fazer sua própria versão. A história foi para frente, o protagonismo não é mais do Lucas Silva e Silva, é da filha. A história continua sendo sonhada pelo olhar da criança. Trinta anos se passaram, entraram personagens novos”, afirmou em entrevista.
Entre as inspirações para o papel, está a própria experiência de Marcelo como pai. “Sou um pai sonhador, leve, divertido, me pareço um pouco com ele nesse sentido. Sou um pai que deixa tudo, e o Lucas Silva e Silva às vezes é um pouco mais rígido, mas acaba deixando também. Existe uma relação lá de que a filha pode sonhar. Ela é a protagonista da história e dos nossos corações”, conta o ator.

Flávio de Souza, criador de Mundo da Lua e de outros sucessos da TV Cultura, como Castelo Rá-Tim-Bum e Glub Glub, considera que essa semelhança com a família brasileira é um dos segredos do seriado. “O principal desse seriado é a família. Tudo que acontece é para eles se reconciliarem, para ajudarem um ao outro, a solidariedade, ninguém fala essas palavras, mas as histórias servem para isso”, define.
A preocupação de Souza foi manter essa essência na continuação. “O segredo do primeiro Mundo da Lua é que era sobre seres humanos que moram juntos, veem outras pessoas e acontecem discussões. É uma família brasileira, paulista, que está vivendo em 2025”.
“Não teve muita adaptação, teve uma evolução mesmo. Eu envelheci 30 anos e o personagem também. Está sendo muito gostoso dar continuidade a isso”, comenta Fagundes, que também rasga elogios a Sabrina, intérprete de Emília Silva e Silva. “Ela é uma rainha e, realmente, é muito madura para a idade dela, é profissional. Está sendo muito gostoso”, diz o ator.
Aos 9 anos, Sabrina é desenvolta, carismática e coloca nas telas o mesmo ar sonhador e divertido que Luciano Amaral transmitia ao público na primeira versão. “Eu assisti à série quando soube que eu iria fazer. Fui correndo assistir para saber a história de Mundo da Lua e amei saber que o Lucas sonha muito, igual eu”, conta ela, que também diz se divertir com o trabalho de atriz. “Todo dia eu chego lá, animo todo mundo. Chego no estúdio e todo mundo começa a bater palma, começa a rir, eu faço piada. Esse trabalho está sendo muito legal”.
Entre as novidades no elenco, está Pathy Dejesus, que interpreta Isabela, esposa de Lucas e mãe de Emília. Na vida real, a atriz é mãe de Rakim, de 6 anos, e emprestou algumas características suas para a personagem, por mais que se ache uma mãe bem mais rígida do que ela.
Pathy assistiu ao primeiro episódio da série junto do filho e está ansiosa para assistir semanalmente os outros episódios com ele. Ela exalta a intenção da volta de Mundo da Lua de tentar reunir a família no sofá e aposta que a nostalgia da primeira versão será capaz de fazer isso.
“Quem viu a 30 e poucos anos atrás, com certeza vai trazer os pequenos para assistir. É muito bonito ver as reações. Estou com a sensação de dever cumprido como atriz e como mãe. Quando fiz o teste, não sabia que era para Mundo da Lua. Fui saber depois e fiquei encantada, porque eu sou esse público que consumiu a primeira temporada. É um prazer inenarrável estar perto dessas pessoas incríveis, só glória”, conta.
Nos mais de 30 anos que separam a primeira temporada da segunda, o mundo mudou bastante e a TV aberta tem grandes concorrentes, principalmente o streaming e a internet, mas Flávio de Souza não considera que isso será um empecilho para o sucesso da volta de Mundo da Lua.
“Tudo acaba na internet. De repente, atinge pessoas que não assistem à televisão ou que só assistem streaming. Não acho que Mundo da Lua vai ser menos importante ou menos visto; uma hora as pessoas acabam vendo”, acredita.
Fonte Terra
