A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela realização do Oscar, divulgou nesta quinta-feira (26) uma nova lista de convidados para integrar seu quadro de membros. Entre os 534 nomes selecionados este ano, o Brasil conta com representantes em diversos setores da indústria.

Fernanda Torres está entre os nomes brasileiros e recebeu o convite para fazer parte da ala de atores da Academia. A atriz foi indicada ao Oscar de melhor atriz em 2025 por sua atuação no filme “Ainda estou aqui”.
Outros brasileiros também foram incluídos na nova convocação, distribuídos por diferentes especialidades. São eles:
Adrian Teijido (direção de fotografia)
Claudia Kopke (figurino)
Maria Carlota Bruno (produção)
Murilo Hauser e Heitor Lorega (roteiro)
Daniela Thomas, Gabriel Mascaro e Daniel Filho (direção)
Eliza Capai (documentário)
O grupo representa diferentes partes do setor audiovisual brasileiro e amplia a presença do país na organização.
Perfil dos novos nomes
A Academia revelou ainda dados sobre o perfil dos indicados deste ano: 59% são homens, 45% pertencem a minorias e 55% vivem fora dos Estados Unidos. Se todos aceitarem o convite, o número total de membros chega a 11.120, sendo 10.142 com direito a voto.
Pessoas indicadas ao Oscar geralmente são consideradas para fazer parte do grupo no ano seguinte. Ainda assim, a ausência de Karla Sofía Gascón, indicada por “Emilia Pérez”, chamou atenção. A atriz ficou fora da lista, mesmo após destaque durante a temporada de premiações.
