Alanis Morissette
Há exatos 30 anos, em 13 de junho de 1995, o mundo conhecia “Jagged Little Pill”, o terceiro disco da carreira de Alanis Morissette, seu primeiro trabalho com divulgação global e aquele que mudaria tudo. Com uma mistura explosiva de confissão crua, fúria poética e melodias afiadas, o álbum se tornou um fenômeno mundial que ecoa até hoje, influenciando gerações inteiras de artistas e fãs.
Produzido por Glen Ballard, o disco trouxe canções que transformaram Alanis na voz de uma juventude inquieta e desafiadora em plena década de 90. A força das letras, com características pessoais, diretas e intensas, abriu espaço para que outras mulheres da música pudessem expor suas emoções sem filtros.
“Jagged Little Pill” foi promovido por seis poderosos singles: “You Oughta Know”, “You Learn”, “Hand in My Pocket”, “Ironic”, “Head over Feet” e “All I Really Want”. O álbum vendeu mais de 33 milhões de cópias no mundo, venceu 5 prêmios Grammy (incluindo Álbum do Ano) e entrou na lista dos 500 melhores discos de todos os tempos da Rolling Stone. Mais do que números, é um álbum que capturou o espírito de uma época e, ao mesmo tempo, se mostrou atemporal.
Três décadas depois, sua influência é visível em artistas como Olivia Rodrigo, Billie Eilish, Avril Lavigne e tantas outras que misturam vulnerabilidade e atitude em suas composições; muito do que Alanis fez lá atrás, com coragem e autenticidade.
Ouça Alanis Morissette na Lully FM!
