Começa neste sábado (14) a quarta edição d’A Feira do Livro, festival literário gratuito e realizado a céu aberto, que se estenderá até o dia 22 de junho. O bairro paulistano do Pacaembu receberá durante nove dias debates, oficinas, contações de história e outras atividades em torno do livro e da leitura. Com o novo espaço para a programação infantil e a ampliação dos debates nos três Tablados Literários, serão mais de 200 autores convidados e 250 eventos no total. Os 150 editores e livreiros participantes vão trazer sua produção para a praça pública e promover diálogos entre os autores das mais diversas tendências, origens e sensibilidades.

São esperadas pelo menos 110 mil pessoas na praça Charles Miller durante esta edição d’A Feira do Livro, que é uma realização da Associação Quatro Cinco Um, organização voltada para a difusão do livro no Brasil, da Maré Produções, empresa especializada em exposições de arte, e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais. Tem apresentação exclusiva da Petrobras, por meio da Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, patrocínio Prata da Prefeitura de São Paulo e da Motiva, patrocínio Bronze do Itaú e da laranjinha do Itaú, e apoio do Instituto Ibirapitanga, Pinheiro Neto Advogados e enjoei.
A Feira do Livro 2025 acontece nas condições mais favoráveis desde a primeira edição, em 2022:
- Inaugura um novo palco infantil na programação oficial, o Espaço Rebentos, com curadoria das jornalistas Juliana Vettore e Jaqueline Silva. Serão cerca de 60 convidados em 33 atividades que incluem bate-papos, contações de histórias, oficinas e apresentações musicais com grandes autores, ilustradores e artistas do livro para as infâncias no Brasil. O espaço conta também com apoio da Associação Vaga Lume, que traz suas esteiras e estantes desenvolvidas para pequenos leitores;
- Traz na programação oficial mais de 200 autores de todas as regiões do país, e convidados estrangeiros, que levam para o Pacaembu as principais tradições literárias em diálogo com a cultura brasileira;
- Amplia tanto o número de eventos na programação quanto a estrutura dos Tablados Literários — pequenos palcos destinados à programação que têm curadoria dos expositores;
- Acontece no feriado de Corpus Christi, proporcionando seis dias livres para o paulistano e para quem vem de fora curtirem o festival literário;
- Realiza-se plenamente integrada a outras atrações culturais do território, como o Museu do Futebol, que renovou sua exposição permanente, e a Mercado Livre Arena Pacaembu, pela primeira vez aberta ao público durante uma edição d’A Feira do Livro — um programa cultural completo.
- Além de literatura — em especial a poesia e a crônica —, os eixos temáticos da programação incluem os 40 anos da redemocratização, tema geral que perpassa os demais debates, focados em meio ambiente, história, divulgação científica, cultura afro-brasileira, cultura indígena, alimentação, cultura do livro, teologia, jornalismo, educação, luta antirracista, relações afetivas, empreendedorismo social, cultura pop, cultura paulistana, relações internacionais, entre outros assuntos.
Em 2024, o festival reuniu um público de 64 mil pessoas, com um total de 164 eventos.
Programação oficial
A programação oficial acontece em três espaços: o Palco Petrobras, que é montado no meio da rua, defronte ao estádio, o Auditório Armando Nogueira, que fica no Museu do Futebol, e o novíssimo Espaço Rebentos. Nos debates, todos gratuitos, o público tem a oportunidade de ver ou rever de perto seus autores preferidos, brasileiros ou estrangeiros, e descobrir as novidades da literatura e da não ficção. Após as mesas, os autores da programação oficial autografam seus livros na Livraria dos Autores por Livraria da Travessa.
Os debates do Palco Petrobras serão transmitidos para um painel de LED na Praça do Telão, e o público também poderá acompanhar pelo YouTube, ao vivo, no canal d’A Feira do Livro, ação também apresentada pela Petrobras. As atividades do Auditório Armando Nogueira serão publicadas posteriormente, também no canal do YouTube.
Estão programadas 72 mesas de debates nos dois maiores palcos, mais 33 atividades no palco infantil ao longo dos nove dias de duração do festival literário paulistano. A programação completa atualizada está disponível no site da revista Quatro Cinco Um: https://www.afeiradolivro.com.br/
Oficinas
A Feira do Livro traz em sua programação oficial uma série de oficinas, voltadas para todas as idades, que exploram a cultura material do livro: produção artesanal de livros, xilogravura, cadernos feitos com envelopes, isogravura (técnica de gravura em relevo), intervenções gráficas em esculturas de papel, carimbos botânicos e bordado. Para as crianças pequenas haverá oficinas de criação de livros artesanais, de haicais e até de desenhos feios.
As oficinas são realizadas em parceria com diversas instituições e artistas. Entre as entidades parceiras estão o Instituto Acaia, Casa do Povo, Clube Quindim, coletivo M.A.L.A., além do artista visual Léo Daruma e da artista Ana Fiorani.
A Tenda das Oficinas está localizada próximo ao Espaço Rebentos, onde também acontecem algumas das oficinas. Todas as oficinas são por ordem de chegada no espaço, até que a capacidade máxima seja atingida.
Programação dos Tablados Literários
Três palcos compõem a programação paralela: o Espaço Motiva Tablado Literário, localizado na entrada principal d’A Feira do Livro, o Tablado Literário Mário de Andrade no lado diametralmente oposto e o Tablado Literário das Bancadas na Praça das Bancadas.
A programação, feita em parceria com os expositores, traz conversas sobre jornalismo independente, produção editorial, literatura brasileira e internacional, artes e outras influências culturais, com temas que variam desde poesia marginal até novas tendências literárias.
Novidades d´A Feira do Livro 2025
A edição 2025 traz novidades em sua estrutura: o Espaço Instagramável por Marcelo Cipis, onde o público pode tirar fotos em meio aos curiosos personagens criados pelo artista paulistano. “A instalação é algo parecido com um diorama, um tipo de cenário que cria a ilusão de tridimensionalidade a partir de pinturas bidimensionais”, explica Cipis, que também é autor e ilustrador de livros. “Ela propõe um jogo de percepção entre essas duas dimensões, onde o plano e o volume se misturam e se confundem.”
No Espaço de Descompressão, pessoas neurodiversas podem aliviar o estresse e a ansiedade que podem surgir em ambientes externos. O Espaço Baleia para Animais de Estimação oferece sombra e água fresca para os visitantes de quatro patas — que sempre são muitos. O nome do espaço evoca a célebre cadela criada por Graciliano Ramos em Vidas secas.
Ações promovidas pela Prefeitura de São Paulo
A Feira do Livro 2025 tem patrocínio Prata da Prefeitura de São Paulo e firmou parcerias com diversas secretarias municipais para oferecer à população atividades e serviços gratuitos durante os nove dias de realização do festival literário paulistano.
Tendo a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa como principal presença da gestão municipal, com o Tablado Mário de Andrade e espaço expositivo para publicações e atividades da instituição, A Feira do Livro 2025 ainda inclui em sua programação atividades físicas leves, oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer; interpretação de Libras durante os debates e treinamento para a equipe de atendimento ao público, com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência; atividades de formação de professores, pela Secretaria Municipal de Educação; e orientação e apoio para a população LGBTI+ por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Transporte gratuito para A Feira do Livro 2025
A Motiva oferece transporte gratuito entre a Estação Paulista (Metrô – Linha Amarela) e A Feira do Livro 2025.
Horários de funcionamento: dias de semana: das 12h às 21h; finais de semana e feriados: das 10h às 21h
- Ponto de embarque Estação Paulista → A Feira do Livro
Corredor à direita da saída da estação, na Rua da Consolação, 2381 (acesso Belas Artes).
- Ponto de embarque A Feira do Livro → Estação Paulista
Lateral direita da Praça Charles Miller (próximo à rua Raul de Campos Mello).
*Caso a van não esteja no local no momento, aguarde a próxima viagem. As saídas são frequentes ao longo do dia.
Patrocínios, apoios e parcerias
Realizada pela Associação Quatro Cinco Um e pela Maré Produções por meio da Lei Rouanet, A Feira do Livro reafirma sua relevância no cenário dos eventos literários do país com o apoio e o patrocínio de importantes instituições brasileiras.
A Petrobras é a apresentadora exclusiva desta edição, por meio da Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, reforçando seu compromisso com o acesso à cultura, à leitura e à democratização do conhecimento. A Feira do Livro conta ainda com patrocínio da Prefeitura de São Paulo e da Motiva, por meio do seu Instituto, na categoria Prata; do Itaú, pelo terceiro ano consecutivo, e da laranjinha do Itaú, na categoria Bronze.
O Instituto Ibirapitanga pela terceira vez apoia o projeto, ao lado de Pinheiro Neto Advogados, que estreia como parceiro em 2025. O enjoei também renova seu apoio pelo segundo ano.
A edição de 2025 conta ainda com o apoio institucional do Mercado Livre Arena Pacaembu, do Museu do Futebol junto à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Biblioteca Mário de Andrade e da Livraria da Travessa.
O evento também conta com apoiadores institucionais: Embaixada da França no Brasil, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal, Instituto Cervantes, Canada Council for the Arts, Ernesto Tzirulnik Advocacia (ETAD), Associação Vaga Lume, Ecooar, Kiro, INNSiDE by Meliá São Paulo Higienópolis, Bubu Restaurante e ,Ovo.
A visibilidade e a difusão d’A Feira do Livro 2025 têm o apoio de veículos e plataformas que acompanham, registram e amplificam o alcance do evento, com parcerias de mídia que incluem TV Brasil, Rádio Nacional, Folha de S.Paulo, UOL, JCDecaux, piauí, PublishNews e Quatro Cinco Um.
A Feira do Livro é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, da Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos dedicada à difusão do livro e da leitura no Brasil, e da Maré Produções, empresa especializada em exposições e feiras culturais.
Programação paralela d’A Feira do Livro 2025
Sábado, 14/06
11h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Literatura brasileira viva: ser negro é um ângulo de visão’
Vinicius Neves Mariano e Luciany Aparecida
Mediação: Fernando Baldraia
Editora: Companhia das Letras
11h, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘O centenário do invisível: Dalton Trevisan por outros olhos’
Noemi Jaffe, João Anzanello Carrascoza e Carlos Marcelo
Mediação: Rogério Faria Tavares
Editora: Autêntica
11h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Literatura é fantástica + Enfrentando monstros: a narrativa humanista na literatura escrita por mulheres’
Rodrigo Santos, Barbara Krauss, Paula Febbe e Ursulla Mackenzie
Editoras: Oficina Raquel e Rua do Sabão
12h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Arte em cena, uma conversa’
Vera Hamburger e Carlos Augusto Machado Calil
Editora: Senac
12h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘O arrebatamento digital e as novas formas de fazer política’
Natalia Viana e Vladimir Safatle
Mediação: João Paulo Charleaux
14h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Jovem demais para não lembrar’
Felipe Poroger e Carol Rodrigues
Mediação: Leandro Sarmatz
Editora: Todavia
14h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Afetos sísmicos’
Rodrigo Carneiro e Paulo Beto
Editora: Terreno Estranho
15h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Converse sobre O corpo da linha, de Edith Derdyk’
Edith Derdyk e Manuel da Costa Pinto
Editora: Relicário
15h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Bibliotecas municipais da cidade de São Paulo como núcleos de difusão da literatura e dos hábitos de leitura’
Biblioteca Mário de Andrade
17h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Ziraldo eterno: lançamento de Peixe grande‘
Guto Lins
Mediação: Mauricio Negro
Editora: Global Editora
17h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Sarau Laranja Original’
Beto Furquim, Diuli de Castilhos, Filipe Moreau, Lainara, Renata Py, Viviane Ka e Germana Zanettini
Apresentação: Germana Zanettini
Editora: Laranja Original
Domingo, 15/06
11h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Flores no asfalto’
Neide Rigo e Ricardo Cardim
11h, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Os quilombos de ontem e de hoje’
Marina Lourenço e Tayguara Ribeiro
Mediação: Bianca Tavolari
Editora: Todavia
11h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘A Literatura russa da primeira metade do século 20 a partir da obra de Ivan Búnin e Andrei Platônov’
Anna Cunha, Irineu Franco Perpétuo e Maria Vragova
Editora: Ars et Vita
12h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Muito além da psiquiatria’
Vera Iaconelli e Juliana Belo Diniz
Mediação: Claudia Colucci
12h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Lançamento de Coisas presentes demais‘
Flávia Péret e Paloma Vidal
Editora: Relicário
12h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Modos de fazer: o que uma instituição de arte faz? Como uma instituição de arte é feita?’
Benjamin Seroussi e Laura Daviña
Mediação: Diogo Moraes
Instituição: Casa do Povo
14h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Oficina escrever para mover’
Colaboradores voluntários da Motiva
Apoio: CCR
14h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Lançamentos Giba, um elefante como todo mundo e Ugo, um dia especial‘
Augusto Francisco
Editora: Dico
15h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Reflexões sobre os desafios da democracia brasileira’
Carlos Fico e Pedro Doria
Mediação: Lindener Pareto
Editora: Planeta
15h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Roda de conversa sobre clubes de leitura’
Janine Durand e Luciana Gerbovic
Mediação: Mariana Lobato Botter
Editora: Solisluna
15h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Processos editorais e o fazer poético nas periferias’
Maria Nilda de Carvalho Mota (Dinha) e Nivaldo Brito
Mediação: Vima Lia de Rossi Martin
Instituição: Associação Vaga Lume
17h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘O bruxo’
Maria Adelaide Amaral e Andréa Del Fuego
Mediação: Tatiana Vasconcellos
Editora: Instante
17h, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Do silêncio ao Nobel: Jon Fosse e Halldór Laxness’
Francesca Cricelli, Luciano Dutra e Leonardo Pinto Silva
Mediação: Paula Jacob
Editora: Zain
17h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Produção literária de mulheres na África do Sul’
Zukiswa Wanner
Mediação: Daniel Martins de Araujo
Editora: CPL – Câmara Periférica do Livro
Segunda-feira, 16/06
13h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Religiões: cultura e sociedade’
Marcelo Leite e Anna Virginia Balloussier
Mediação: Bruno Torturra
Editoras: Fósforo + Todavia
14h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Lançamento e apresentação de O livro que me escreveu‘
Mário Lúcio Sousa
Mediação: Dolores Prades
Editora: Solisluna
14h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Como a ficção científica previu o futuro’
Luara França, Manuela Braccini e Lorena Simili
Editora: Aleph
16h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Livros em múltiplos formatos e mediação de leitura acessível e inclusiva’
Carla Mauch e Guacyara Labonia Guerreiro
Instituição: Mais Diferenças
17h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Sarau literário’
Eduardo Lacerda
Editora: Patuá
17h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘O que choca uma sociedade em choque?’
Santiago Nazarian e Leonardo Garzaro
Mediação: Camilla Dias
Editora: Rua do Sabão
Terça-feira, 17/06
12h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Promoção da saúde mental da população negra: o papel das teorias cognitivo-comportamentais’
Bruno Reis
Editora: Senac São Paulo
13h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Lançamento Viagem no país da crônica‘
Humberto Werneck e Fabrício Corsaletti
Mediação: Ana Lima Cecilio
Editora: Tinta-da-China Brasil
13h, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Café com editores da Quatro Cinco Um‘
14h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Deslocar para pertencer: o lugar da autoria da mulher’
Angela Marsiglio, Clara Baccarin, Renata Py e Viviane Ka
Mediação: Germana Zanettini
Editora: Laranja Original
15h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Bibliotecas comunitárias e formação leitora nas periferias de São Paulo’
Mayara Luiza e Suilan de Sá do Vale
Mediação: Fernanda Mendes
Instituição: Associação Vaga Lume
17h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Cordel: lançamento de Artur e Isadora na cidade subterrânea e Histórias por um mundo melhor‘
Braulio Tavares e Costa Senna
Editoras: Global + Editora 34
17h30, no Tablado Literário das Bancadas: ’10 passos para a autopublicação’
Yve de Oliveira e Tadeu Loppara
Fraternidade de Escritores
Quarta-feira, 18/06
12h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘O livro é um lugar livre’
Carmem Negrão e André Penteado
Mediação: Ana Paula Albé
Editora: Piscina Pública
13h, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘A quem interessa o ambientalismo mainstream?: negacionismo, capitalismo e ambientalismo’
João Telésforo e Guilherme Moura Fagundes
Mediação: Joana Cabral
Editora: Boitempo
14h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Canoa navegando no Pacaembu’
Bianca Santana e Rodrigo Andrade
Mediação: Debora Alves
Editora: Companhia das Letras
15h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘A mediação literária de temas sensíveis’
Juliana Marques e Maria Alice Junqueira
Mediação: Fernanda Mendes
Instituição: Associação Vaga Lume
16h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Educação baseada na natureza’
Dayana Araújo e José Bueno
Mediação: Marieta Colucci
Instituto Alana + Rios e Ruas
Quinta-feira, 19/06
11h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Romances dignos de cinema: a literatura jovem e suas possibilidades de criar novas narrativas’
Bia Crespo e Arquelana
Mediação: Beatriz Castro
Editora: Companhia das Letras
11h, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Lançamento de O menino chamado Vlado em múltiplos formatos acessíveis’
Carla Mauch, Guacyara Labonia e Ana Rosa Bordin Rabello
Editora: Mais Diferenças
12h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Cazuza: da poesia ao palco’
Ramon Nunes Mello
Mediação: Carol Sganzerla
Editora: WMF Martins Fontes
12h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Futuros possíveis: direitos e narrativas LGBTQIA+’
Renan Quinalha e Kael Vitorello
Mediação: Schneider Carpeggiani
Editoras: Veneta + Autêntica
12h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Pyxai: literatura e artivismo na luta Guarani Mbya’
Roberto Wherá e Maria Inês Ladeira
Mediação: Eduardo Duwe
Editora: Letra da Cidade
14h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘O complexo de Macabéa: reescrevendo o Brasil a partir do Nordeste’
Octaviano Santiago
Mediação: Schneider Carpeggiani
Editora: Autêntica
14h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Computador, meu amor’
Ian Uviedo e Susy Freitas
Mediação: Paula Alzugaray
Editora: Lote 42
15h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Lina Bo Bardi: arquitetura para todos’
Marcelo Ferraz e Isabel Diegues
Mediação: Marcelo Suzuki
Editoras: Martins Fontes + Cobogó
15h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Matemática, comunicação e sociedade’
Marcelo Viana e Lucas Nissenbaum
Editora: Tinta-da-China Brasil
15h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Acervos que contam: desafios na seleção de livros para muitas infâncias’
Luisa Setton e Marcia Leite
Instituição: Associação Vaga Lume
17h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Crimes reais, causos literários: adaptações e fronteiras do romance policial’
Edyr Augusto e Xico Sá
Mediação: Bárbara Krauss
Editora: Boitempo
17h, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Memórias, diários e escritas de si’
Ingrid Fagundez e Ana Kiffer
Mediação: Mariana Delfini
Editoras: Bazar do Tempo + Fósforo
17h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Literatura e resistência’
Aramyz e Alan dos Santos
Mediação: Germana Zanettini
Editora: Laranja Original
Sexta-feira, 20/06
11h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Arte, humanidade e futuro’
Reginaldo Pujol Filho e Jorge Carrión
Mediação: Eloah Pina
Editoras: Relicário + Fósforo
11h, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Escrever e construir a cidade: literatura e crônicas operárias de São Paulo’
Roniwalter Jatobá e Fernando Bonassi
Editora: Boitempo
11h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Bate-papo sobre as relações entre literatura e futebol e lançamento de Mundos do futebol: 11 contos e 1 crônica‘
Gilvan Ribeiro, Eduardo Elias e Eugênio Vinci de Moraes
Mediação: Rubem Barros
Editora: Cambalache
12h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Projetos gráficos experimentais’
Elaine Ramos e Giovana Cianelli
Mediação: Graziella Beting
Editora: Ubu
12h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Lançamento de A revista é uma cápsula do tempo: crítica reunida‘
Juliana Monachesi e Paula Alzugaray
Mediação: Leandro Muniz
Editora: seloceleste
14h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Produção literária na periferia de São Paulo’
Sonia Bischain, Dinha e Cissa Lourenço
Mediação: Nivaldo Brito
Editora: CPL – Câmara Periférica do Livro
14h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘A hora do bebê leitor’
Gislaine Caitano e Jessica Spilla
Editora: Bamboozinho
15h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Literatura, ecologia e imaginação política no Antropoceno’
Ana Rüsche
Mediação: Sandra Abrano
Editora: Bandeirola
15h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘O legado travesti de Brenda Lee e Claudia Wonder’
Dácio Pinheiro e Fernanda Maia
Mediação: Verónica Valenttino
Editora: Ercolano
15h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Infâncias negras e indígenas no papel: por uma literatura que reflita o Brasil’
Marcia Licá e Juliana Piauí
Mediação: Ariane Carvalho
Instituição: Associação Vaga Lume
17h, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Chacina x mass shooting: diferenças e remissões’
Tiago Ferro, Paula Nunes e Evandro Cruz da Silva
Editora: Boitempo
17h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘A borda da borda: o experimental na escrita periférica’
Andreas Chamorro e Samara Belchior
Mediação: André Balbo
Editora: Aboio
Sábado, 21/06
11h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Memória, ficção e migração’
Silviane Scliar Sasson e Jacques Fux
Mediação: Carla Bettelli
Editora: FTD
11h, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Literatura brasileira viva: romances de formação e segredos de família’
Simone AZ e Julia Codo
Mediação: Patricia Ditolvo
11h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘A escrita e a leitura nas infâncias e juventudes’
Lavínia Rocha e Solaine Chioro
Mediação: Lorrane Fortunato
Editora: Autêntica
12h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘A história do livro: cinco mil anos em sessenta minutos’
Rodrigo Casarin e Leonardo Garzaro
Editora: Rua do Sabão
12h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Poder paralelo? O Brasil e o crime organizado’
Cecília Olliveira e Bruno Paes Manso
Mediação: Thais Bilenky
Editoras: Bazar do Tempo + Todavia
12h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘O tempo e as relações que construímos: novas formas de viver e o impacto na educação das crianças’
Alessandro Marimpietri
Mediação: Valéria Pergentino
Editora: Solisluna
14h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Raízes, empoderamento e movimento por meio da poesia’
Sofia Menegon e Sofia Oliveira
Editora: Planeta
14h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘O medo de não existir: identidade e transformação na vida das mulheres’
Mercedes Gameiro e Charlene Lourênço
Editora: Ipê das Letras
15h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Memória viva: narrativas negras entre o passado e o futuro’
Silvana Jeha e Bel Santos Mayer
Mediação: Dolores Prades
Editora: Veneta
15h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Quem traduziu o livro que você está lendo?’
Elisa Menezes, Ligia Azevedo e Rita Kohl
Mediação: Julia Bussius
15h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘O mediador de leitura literária e os desafios da formação de leitores no Brasil’
Renata Rossi, Sabrina Paixão e Daniela Momozaki
Mediação: Helena Miranda
Instituição: Associação Vaga Lume
17h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Humano, demasiado humano’
Caetano Romão e Andréa Del Fuego
Mediação: Gabriela Naigeborin
Editoras: Fósforo + Companhia das Letras
17h, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Clube de leitura com María Ospina Pizano’
María Ospina Pizano
Mediação: Fernando Neres
Editora: Instante
Domingo, 22/06
11h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Lançamento infantil com sessão de autógrafos: Nina Lima boa de rima‘
Pedro Vicente
Editora: Dico
12h30, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘História com rugas: o Brasil que envelhece nas páginas e nos palcos’
Mary Del Priore
Mediação: Schneider Carpeggiani
Editora: Autêntica
12h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Como transformar radicalmente a sociedade via políticas culturais’
Célio Turino, Lindener Pareto e Manuela Beloni
12h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘SOS Pantanal 15 anos: literatura e conservação do meio ambiente’
Gustavo Figueroa, Teté Martinho e Mônica Guimarães
Instituição: Documenta Pantanal
14h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Nhemongarai e Avaxi: crônicas da vida Guarani Mbyá’
Kerexu Mirim e Olívio Jekupé
Mediação: Estevão Azevedo
Editora: FTD
14h, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Bate-papo “Valha-se de Machado, essa companhia inesgotável”’
Álvaro Gentil
Editora: Ramalhete
15h30, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘A literatura como inspiração para o cinema e os incentivos da Spcine para o setor audiovisual’
Biblioteca Mário de Andrade
15h30, no Tablado Literário das Bancadas: ‘Infâncias negras, dignidade e imaginação’
Waldete Tristão e Elizabeth Cardoso
Mediação: Lara Rocha
Instituição: Associação Vaga Lume
17h, no Espaço Motiva Tablado Literário: ‘Giraflor e outros jequitinhonhas: literatura e cultura popular’
Heloisa Pires Lima e Gildásio Jardim
Mediação: Isabel Lopes Coelho
17h, no Tablado Literário Mário de Andrade: ‘Quando a bomba ainda paira no ar: conversa com o poeta sírio-palestino Ghayath Almadhoun’
Ghayath Almadhoun
Mediação: Luiz Gustavo Carvalho
Editora: Ars et Vita
Oficinas durante A Feira do Livro 2025
Sábado, 14/06
10h30, Oficina 01: ‘Oficina de encadernação dois em um’
Coletivo M.A.L.A. | Estela Vilela
Oficina de encadernação dois em um
Indicação: livre
12h30, Oficina 02: ‘Oficina de encadernação dois em um’
Coletivo M.A.L.A. | Estela Vilela
Oficina de encadernação dois em um
Indicação: livre
14h30, Oficina 03: ‘Experimentações Gráficas’
Oficina que explora a técnica mixed mídia, com Léo Daruma
Indicação: livre
16h30, Oficina 04: ‘Oficina de Xilogravura’
Instituto Acaia
Oportunidade de conhecer e vivenciar, na prática, o processo da xilogravura
Indicação: crianças acompanhadas dos pais
Domingo, 15/06
10h30, Oficina 05: ‘Oficina de encadernação dois em um’
Coletivo M.A.L.A. | Estela Vilela
Oficina de encadernação dois em um
Indicação: livre
12h30, Oficina 06: ‘Oficina de encadernação dois em um’
Coletivo M.A.L.A. | Estela Vilela
Oficina de encadernação dois em um
Indicação: livre
14h30, Oficina 07: ‘Oficina de livro feito à mão’
Caderninhos brochura costurados à mão, com Ana Fiorani
Indicação: a partir de 10 anos (para crianças serão usadas agulhas sem ponta)
16h30, Oficina 08: ‘Oficina caderno de envelopes’
Encadernação feita com envelopes, com Ana Fiorani
Indicação: a partir de 10 anos
Segunda-feira, 16/06
12h30, Oficina 09: ‘Oficina Infantofaz’
Coletivo M.A.L.A. | Oficineira Paula Freitas
Oficina voltada para o público infantil, propondo uma experiência lúdica com livros e narrativas visuais
Indicação: livre
14h, Oficina 10: ‘Oficina de Isogravura’
Instituto Acaia
Técnica acessível e segura de gravura em relevo, com uso do isopor como matriz
Indicação: livre
16h, Oficina 11: ‘Oficina de bordado’
Instituto Acaia
Ensina técnicas básicas, adaptadas para crianças
Indicação: livre
Terça-feira, 17/06
12h30, Oficina 12: ‘Oficina Infantofaz’
Coletivo M.A.L.A. | Oficineira Paula Freitas
Oficina voltada para o público infantil, propondo uma experiência lúdica com livros e narrativas visuais
Indicação: livre
14h, Oficina 13: ‘Oficina Costuradus’
Coletivo M.A.L.A. | Oficineiro Helder Kawabata
Oficina que compartilha saberes da encadernação artesanal
Indicação: livre
16h, Oficina 14: ‘Oficina de bordado’
Instituto Acaia
Ensina técnicas básicas, adaptadas para crianças
Indicação: livre
Quarta-feira, 18/06
12h30, Oficina 15: ‘Oficina Infantofaz’
Coletivo M.A.L.A. | Oficineira Paula Freitas
Oficina voltada para o público infantil, propondo uma experiência lúdica com livros e narrativas visuais
Indicação: livre
14h, Oficina 16: ‘Oficina Costuradus’
Coletivo M.A.L.A. | Oficineiro Helder Kawabata
Oficina que compartilha saberes da encadernação artesanal
Indicação: livre
16h, Oficina 17: ‘Oficina de carimbos botânicos’
Instituto Acaia
Oficina que explora formas simples e criativas de estampar com carimbos de madeira
Indicação: livre
Quinta-feira, 19/06
10h30, Oficina 18: ‘Oficina de Isogravura’
Instituto Acaia
Técnica acessível e segura de gravura em relevo, com uso do isopor como matriz
Indicação: livre
12h30, Oficina 19: ‘Oficina de encadernação dois em um’
Coletivo M.A.L.A. | Estela Vilela
Oficina de encadernação dois em um
Indicação: livre
14h30, Oficina 20: ‘Oficina Bloccostorico’
Coletivo M.A.L.A. | Oficineiro Matheus Gonçalves
Intervenções gráficas em esculturas dobráveis de papel
16h30, Oficina 21: ‘Oficina de Xilogravura’
Instituto Acaia
Oportunidade de conhecer e vivenciar, na prática, o processo da xilogravura
Indicação: crianças acompanhadas dos pais
Sexta-feira, 20/06
10h30, Oficina 22: ‘Oficina de carimbos botânicos’
Instituto Acaia
Oficina que explora formas simples e criativas de estampar com carimbos de madeira
Indicação: livre
12h30, Oficina 23: ‘Oficina de encadernação dois em um’
Coletivo M.A.L.A. | Estela Vilela
Oficina de encadernação dois em um
Indicação: livre
14h30, Oficina 24: ‘Oficina Bloccostorico’
Coletivo M.A.L.A. | Oficineiro Matheus Gonçalves
Intervenções gráficas em esculturas dobráveis de papel
16h30, Oficina 25: ‘Oficina de livro feito à mão’
Caderninhos brochura costurados à mão, com Ana Fiorani
Indicação: a partir de 10 anos (para crianças serão usadas agulhas sem ponta)
Sábado, 21/06
10h30, Oficina 26: ‘Oficina de carimbos botânicos’
Instituto Acaia
Oficina que explora formas simples e criativas de estampar com carimbos de madeira
Indicação: livre
12h30, Oficina 27: ‘Oficina de encadernação dois em um’
Coletivo M.A.L.A. | Estela Vilela
Oficina de encadernação dois em um
Indicação: livre
14h30, Oficina 28: ‘Oficina tipos estranhos: desenhar letras para uma escrita não binária’
Casa do Povo / Parquinho Gráfico | Oficineiras Laura Daviña, Livia Viganó, Marina Zilbersztejn e Yala Silva
Experimentação gráfica para explorar alternativas na linguagem escrita e fomentar a fabulação de um mundo mais inclusivo
Indicação: 16 anos
Domingo, 22/06
10h30, Oficina 29: ‘Oficina de carimbos botânicos’
Instituto Acaia
Oficina que explora formas simples e criativas de estampar com carimbos de madeira
Indicação: livre
12h30, Oficina 30: ‘Oficina de encadernação dois em um’
Coletivo M.A.L.A. | Estela Vilela
Oficina de encadernação dois em um
Indicação: livre
14h30, Oficina 31: ‘Oficina de haicai para crianças’
Japan House São Paulo | Oficineira Danita Cotrim
Atividade educativa sobre o haicai, poema japonês composto por três versos
Indicação: famílias com crianças de 8 a 14 anos
16h30, Oficina 32: ‘Oficina de Xilogravura’
Instituto Acaia
Oportunidade de conhecer e vivenciar, na prática, o processo da xilogravura
Indicação: crianças acompanhadas dos pais
- Todas as oficinas são preenchidas por ordem de chegada no espaço, até que a capacidade máxima seja atingida.
SERVIÇO:
SÁBADO
(14 de junho)
Abertura d’A Feira do Livro 2025 para o público: 10h
Funcionamento das 10h às 21h
DOMINGO
(15 de junho)
Funcionamento das 10h às 21h
DE SEGUNDA A QUARTA-FEIRA
(16 a 18 de junho)
Funcionamento das 12h às 21h
QUINTA, SEXTA E SÁBADO
(19 a 21 de junho — feriado e emenda)
Funcionamento das 10h às 21h
DOMINGO
(22 de junho)
Funcionamento das 10h às 19h
Local: Praça Charles Miller, Pacaembu, São Paulo
