Prevista para a segunda quinzena de agosto, a Light finalizou ontem (13/8) a conclusão da segunda fase das obras de modernização da rede elétrica da Ilha do Governador e Paquetá. Esta etapa envolve a implementação de um circuito de transmissão reforçado, crucial para restauração do cabo que traz a energia do Continente, que apresentou defeito em julho.
A partir dessa entrega, a concessionária transferiu gradativamente a carga que estava sendo alimentada pelos geradores nas subestações para a rede da empresa, tendo concluído o processo ao longo dessa madrugada. A Light manterá os equipamentos na região como contingência, caso seja necessário. Além disso, os clientes atendidos pelos geradores ligados nas ruas (home cares, hospitais e outros serviços essenciais) voltarão a ser conectados à rede da empresa. Os geradores permanecerão posicionados e disponíveis, caso haja necessidade de atuação emergencial.
Desde agosto de 2023, as equipes da Light trabalham incessantemente na renovação da infraestrutura elétrica da região. A modernização inclui uma rede de transmissão subaquática e subterrânea que passa por baixo da Baía de Guanabara, com o objetivo de ampliar a capacidade de distribuição de energia e fornecer um atendimento mais robusto.
Com a conclusão antecipada, os moradores da Ilha do Governador e Paquetá já poderão perceber uma melhoria significativa na estabilidade do sistema elétrico. A terceira fase, prevista para outubro de 2024, entregará uma nova rede de transmissão subterrânea ligando o continente às subestações da região. Essa infraestrutura moderna e de alta capacidade representará um avanço significativo na qualidade do fornecimento de energia, comparável aos melhores sistemas do país.
Com cerca de 330 profissionais trabalhando 24 horas por dia, a Light está empenhada em concluir todas as frentes de trabalho com o menor transtorno possível para os cidadãos.
A Light reforça seu compromisso com a população, destacando que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a conclusão das obras de maneira eficiente e com o menor impacto possível para os moradores.