Fundo Luz Alliance, criado por Gisele Bündchen em parceria com a BrazilFoundation, ultrapassa US$ 2 milhões em arrecadação para apoiar RS

Dedicado a atender projetos socioambientais no Brasil, o Fundo Luz Alliance, parceria entre Gisele Bündchen e a BrazilFoundation, que promove filantropia estratégica no país, já arrecadou mais de US$ 2 milhões para apoiar as milhares de famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Desde o início da campanha, no dia 4 de maio, foram contabilizadas 18.350 doações vindas de todo o mundo.

Gisele Bündchen

Com foco inicial em ações emergenciais, o Fundo Luz Alliance direcionou recursos para cinco organizações da sociedade civil (OSCs) – Associação Humus Brasil, Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, Grupo Voluntário de Busca e Salvamento Gerar, Instituto Cultural Floresta e Instituto Dunga – que atuaram no fornecimento de itens de primeira necessidade (alimentos, água potável, roupas, calçados, cobertores, colchões, materiais de limpeza) e no suporte a operações de resgate.

“Após o primeiro momento voltado para as ações emergenciais, nossa prioridade é desenvolver estratégias e esforços voltados para a recuperação e reconstrução do Rio Grande do Sul. Estamos comprometidos em colaborar com organizações parceiras confiáveis para determinar as prioridades de investimento a médio e longo prazo e assegurar a melhor alocação dos recursos”, afirma Rebecca Tavares, presidenta e CEO da BrazilFoundation.

A segunda fase da campanha inclui avaliações detalhadas dos danos, com foco na restauração da normalidade nas áreas afetadas, bem como dos serviços básicos, e no suporte contínuo às vítimas. Nessa etapa, foram destinados recursos para o Instituto Geração Tricolor e para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que atuam na confecção e distribuição de “kits de limpeza” e “kits lar” para moradores de Porto Alegre, Canoas, Guaíba, Eldorado do Sul e São Leopoldo (Vale dos Sinos) e também para colaboradores e colaboradoras dos nove hospitais da Santa Casa afetados pelas enchentes.

A tragédia climática no Rio Grande do Sul trouxe impactos socioambientais em larga escala e com efeitos de longa duração. Por isso, o terceiro estágio da campanha da BrazilFoundation visa integrar um programa de colaboração para a reconstrução local a partir de um plano estratégico de longo prazo.

“A BrazilFoundation está trabalhando para garantir que nosso apoio contribuirá para o uso de soluções sustentáveis, limpas e seguras em termos de energia, água e habitação para a população. É essencial considerarmos o estado de emergência climática e seus múltiplos impactos e imprescindível desenvolver um planejamento urbano integrado e avançado para melhorar a infraestrutura física e social de todo o estado”, conclui Rebecca.

Por ora, as autoridades públicas estão liderando processos importantes, tais como identificação de áreas das cidades onde as pessoas poderão ser realocadas e, consequentemente, terem suas casas construídas e/ou reconstruídas. Isso implica licenciamentos com anuência de órgãos públicos responsáveis com base em estudos técnicos.

De acordo com dados recentes da Defesa Civil do estado, 469 municípios foram afetados pelas inundações, impactando mais de 2 milhões de pessoas. Mais de 170 óbitos foram confirmados.

A campanha de arrecadação da BrazilFoundation e do Fundo Luz Alliance continua. Contribuições podem ser feitas, a partir de qualquer país, por meio link.

Sobre a BrazilFoundation

A BrazilFoundation mobiliza recursos para investir em ações que transformem o Brasil. Conectamos líderes e organizações da sociedade civil com uma rede global de apoio que promove equidade, justiça socioambiental e oportunidades no país.

Nossas iniciativas são alicerçadas nos seguintes valores: confiança; equidade racial, de gênero e justiça socioambiental; respeito, diálogo e colaboração; excelência e transparência. Para mais informações, acesse brazilfoundation.org. Interessados em realizar parcerias, doações e projetos específicos podem entrar em contato com donorservices@brazilfoundation.org.

Pimenta Comunicação

Deixe um comentário

Close