Acasos, cascas e camadas da vida de uma mulher

As dores, alegrias, vontades e sonhos que permeiam a existência feminina ganham voz pela escrita poética de Lorena Nery. Na antologia Acasos, cascas e camadas, a autora imprime os desafogos de uma mulher, a partir da compreensão de três momentos do amadurecimento: os acasos das relações interpessoais, o livramento de cascas dolorosas do passado e a consciência de que uma pessoa é feita de camadas em constante transformação. Evidencia, sobretudo, como o feminismo pode ser a base da força necessária para enfrentar todo este processo.

Com 49 poemas e contos, a escritora busca acolher e confortar leitoras em meio às próprias dores. Ela traduz em versos e rimas anos de vivências alegres, decepções, encontros e desencontros, amizades, laços familiares, abusos, dicotomias da existência e o rompimento com a própria fé. Apoiada em nomes como Rupi Kaur, Clarice Lispector e a mentora de escrita Ryane Leão, faz repensar a luta feminista como instrumento de sobrevivência em um mundo injusto, violento e repleto de imposições.

OS OUTROS
querem que eu seja autêntica
querem que eu seja única
querem que eu fique sempre alegre
mas sem ficar alegre demais
eu tenho que ser triste, sem mostrar
e ser feliz, sem ostentar
parar de falar e não ficar calada
eu deveria ser tudo e também ser nada
para você que acha que estou errada,
por gentileza, vê se me erra
(Acasos, cascas e camadas, pág. 45)

Dividida nas três partes que intitulam a obra, “Acasos” explora relacionamentos efêmeros e encontros fortuitos, capturando a fragilidade e a beleza dos momentos passageiros. Em “Cascas”, os versos revelam as dores e descobertas que culminam no processo de autoconhecimento e crescimento pessoal. Por fim, “Camadas” mergulha na psique de uma jovem que se vê liberta das amarras sociais, abusos e julgamentos alheios. Retrata uma mulher que ressignificou a fé e encontrou o divino na liberdade e autenticidade de um carnaval.

O livro celebra as desconstruções e reconstruções que cada mulher enfrenta ao utilizar uma linguagem que combina afetos, desafetos, resistência e resiliência. “Escrevi esses textos ao longo de anos e os reuni para que minhas palavras e reflexões pudessem servir de alento a outras pessoas. É sobre se descobrir o tempo todo, e a importância de aprender a se reconstruir diante dos acontecimentos da vida”, complementa Lorena Nery.

FICHA TÉCNICA

Título: Acasos, cascas e camadas
Autora: Lorena Nery
Editora: Telha
ISBN: 978-65-5412-371-6
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 67
Preço: R$ 40
Onde comprar: Amazon e Digitaliza Brasil

Sobre a autora: Lorena Nery nasceu em Brasília, é formada em arquitetura, mas tem paixão por todas as áreas criativas. Assim, em uma relação paralela ao cotidiano de trabalho, a escrita surgiu pouco a pouco como uma maneira de processar sentimentos e observações. Pensa que nada há de mais interessante e poderoso do que uma história. Acasos, cascas e camadas é seu primeiro livro, uma coleção de contos e poesias.

Instagram da autora: @lorenanery.escrita

Deixe um comentário

Close