Coral da PUCRS abre inscrições para audições

Estão abertas até o dia 04 de março as inscrições para o processo seletivo do tradicional Coral da PUCRS e seu Coro de Câmara. A participação nos dois grupos é voluntária e gratuita. As audições ocorrem no 2º andar do Salão de Atos da PUCRS (prédio 4), no campus, entre os dias 22 de fevereiro e 6 de março, em horário a ser escolhido no ato da inscrição.

Coral da PUCRS

As vagas para participar do Coral e Coro de Câmara da PUCRS são abertas a pessoas internas e externas à universidade, desde que sejam maiores de 18 anos, residentes em Porto Alegre ou Região Metropolitana e preencham os pré-requisitos especificados em cada um.

A audição para o Coral da PUCRS consiste em uma entrevista de aproximadamente 20 minutos sobre a experiência vocal de cada candidato, com realização de exercícios vocais para verificação de extensão e tessitura vocal, assim como afinação, ritmo, volume, timbre e musicalidade. Os pré-requisitos são: ter experiência de dois anos ou mais em coral ou solo e ter disponibilidade para ensaios nas quintas-feiras, das 19h às 22h, na PUCRS e em eventuais apresentações. As inscrições podem ser feitas neste link.

Atualmente regido pelo maestro Marcio Buzatto, o Coral da PUCRS é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Nos seus 68 anos de história, o grupo teve participações marcantes em shows, musicais, óperas, oratórios e concertos sinfônicos, com destaque para o show dos Rolling Stones em 2016. Possui como base a música de concerto e um repertório diversificado em estilos, línguas e períodos da história.

Já o Coro de Câmara da PUCRS, que também será regido pelo maestro do Coral da PUCRS, é um grupo novo e pequeno, voltado para a prática do solfejo e da leitura musical em coro. Quem fizer parte deste grupo participará automaticamente do Coral da PUCRS como parte do trabalho. Além da leitura musical, será realizado repertório com foco na música erudita ocidental.

A audição consiste em uma entrevista de aproximadamente 20 minutos. Cada candidato precisa trazer seu diapasão pessoal (diapasão de garfo em lá) para pegar o tom sozinho e fazer a leitura à primeira vista de 3 solfejos simples, cada um com 4 compassos. Também serão propostos exercícios vocais para verificar extensão e tessitura vocal, assim como musicalidade. Os pré-requisitos são: ter experiência com solfejo e leitura musical à primeira vista e ter disponibilidade para ensaios nas terças-feiras, das 19h às 22h, na PUCRS e em eventuais apresentações. A inscrição poder ser feita aqui.

Serviço 

O quê: Audições para o Coral e Coro de Câmara da PUCRS
Data: inscrições abertas até 4 de março | audições de 22 de fevereiro até 6 de março
Horário: escolhido no ato da inscrição.
Local: 2º andar do Salão de Atos da PUCRS (prédio 4), Campus da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, Partenon)
Inscrições: gratuitas, pelo link.

Regina Albrecht
Analista de Comunicação e Marketing

Deixe um comentário

Close