Preparando o futuro sustentável da Inteligência Artificial

A  Inteligência Artificial (IA) é uma força transformadora em nossa sociedade, impulsionando avanços em diversos setores. Entretanto, à medida que a IA generativa se torna cada vez mais presente, é fundamental reconhecer a importância da capacitação para enfrentar os desafios ambientais que essa tecnologia pode trazer. Nesse contexto, o  INSTITUTO VALOR se destaca como uma instituição que oferece cursos especializados em ESG (Ambiental, Social e Governança) para IA, preparando profissionais para um futuro mais sustentável.

Capacitação em IA

Um dos desafios cruciais relacionados à IA generativa é a sua pegada de carbono. A eficiência energética e a escolha do momento e do local para executar cargas de trabalho de IA generativa desempenham um papel vital na mitigação dos impactos ambientais. Aqui estão algumas práticas recomendadas:

1. Execute no local e no momento adequados:
O momento e o local em que uma carga de trabalho de IA generativa é executada são de extrema importância. A intensidade de carbono da oferta de energia local varia de acordo com o país, a autoridade de geração, a hora do dia, as condições meteorológicas, os acordos de transferência, o fornecimento de combustível e outros fatores. A prática recomendada é utilizar o agendamento de tarefas sensível à energia para a IA generativa, juntamente com serviços de rastreamento e previsão de carbono, a fim de reduzir as emissões relacionadas.

2. Procure adquirir energia limpa onde você planeja consumi-la:
Nem todas as compras de eletricidade renovável são iguais. Comprar Certificados de Energia Renovável (RECs), que reduzem ou compensam as emissões de gases de efeito estufa, não garante que a energia limpa tenha sido realmente consumida ou que novas capacidades de geração de energia renovável tenham sido construídas para atender ao aumento da demanda. Acordos de Compra de Energia (PPAs) podem ajudar, mas nem sempre estão disponíveis. O Protocolo de Gases de Efeito Estufa, um órgão global de estabelecimento de padrões, está considerando a exigência de análises mais detalhadas sobre energia limpa por localização, horário do dia ou ambos.

Até que isso aconteça, os executivos devem procurar adquirir PPAs sempre que possível ou obter RECs de projetos recentemente comissionados (adicionando assim nova energia renovável à rede) da região onde sua empresa consumirá eletricidade. Por exemplo, empresas como IBM, Walmart e Salesforce têm políticas para adquirir energia renovável gerada na mesma região da rede onde a consomem e/ou para adicionar nova energia limpa ao sistema.

Em resumo, a IA generativa é uma ferramenta poderosa, mas também pode ter um impacto significativo no meio ambiente. A capacitação oferecida pelo  INSTITUTO VALOR prepara os profissionais para compreenderem e abordarem os desafios ambientais da IA, promovendo a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Investir em conhecimento e ações conscientes é essencial para enfrentar os desafios ambientais da IA e criar um futuro mais equilibrado para nossa sociedade e nosso planeta.

Espero que você tenha sido impactado e profundamente motivado pelo artigo!

Quero muito te ouvir e conhecer a sua opinião! Me escreva no e-mail: muzy@valor.org.br
Até nosso próximo encontro!

Muzy Jorge, MSc.

Preparado para desvendar o potencial extraordinário da Inteligência Artificial em sua organização?
Entre em contato conosco e vamos explorar juntos como podemos ser seu parceiro na jornada de incorporar as tecnologias exponenciais em seus processos e estratégias corporativas, através da capacitação dos seus funcionários, de maneira verdadeiramente eficiente e inovadora.

Inscreva-se em nossa Newsletter e não perca nenhuma das novidades dos programas de IA do INSTITUTO VALOR:
https://valor.org.br/formulario/

Deixe um comentário

Close