Inmet alerta para tempestades no Sudeste e formação de ciclone no Sul neste domingo

A véspera de Natal deve ser de muitas chuvas, principalmente no Sudeste, com chuvas intensas e tempestades no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Apesar da tendência de que o Sul fique com céu mais limpo, a região deve sofrer, nos próximos dias com um ciclone extratropical que se forma a partir desse domingo.

Chuva no Rio

O domingo será de muita chuva no Rio de Janeiro, Minas Gerais e norte de São Paulo. A região Norte segue o mesmo padrão. Já no Sul, Paraná e em Santa Catarina também devem ter chuvas. Nestas áreas, as temperaturas devem se manter altas, atingindo até 30°C.

Em São Paulo, onde há um alerta de tempestade, a temperatura mínima fica em 20°C e a máxima pode ficar em 28°C. As condições serão de um céu com muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente à tarde e à noite.

Já no Rio de Janeiro a tendência é de um céu com muitas nuvens e períodos nublados, com pancadas de chuva e trovoadas à tarde. Ainda assim, será um dia quente, com mínima de 21°C e máxima 33°C. Com chuvas fortes junto ao calor, há possibilidade de queda de granizo, rajadas de vento e trovoadas. Belo Horizonte (MG), por sua vez, terá uma trégua no calor, com máxima de 25°C e mínima de 20°C. Durante todo o dia, as condições serão de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Tanto Minas Gerais quanto o Rio de Janeiro estão sob um alerta de Perigo para chuvas intensas.

Em Vitória (ES), o dia será quente: máxima de 33°C e mínima de 24°C. Até às 3h do dia 24, o alerta do Inmet indica chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo; além de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A capital deve enfrentar pancadas de chuva de manhã e à noite, e chuvas isoladas à tarde. O Inmet alertou para um tempestade na porção central do estado, que inclui a capital.

A região Nordeste enfrenta chuvas com volumes significativos, principalmente no oeste da Bahia e no sul do Maranhão. Há também possibilidade de chuva na faixa litorânea do Maranhão até o Ceará. Outras áreas terão tempo aberto, com uma nebulosidade variando ao longo do dia, mas sem chances de chuva.

Alerta de ciclone

Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, um novo ciclone extratropical vai se formar de domingo para segunda. A formação deve afetar a região Sul, que deve começar a perceber os efeitos na segunda-feira.

— O ciclone vai organizar uma frente fria, e gerar mais chuvas no decorrer da próxima semana. Até lá, segue um tempo quente, o que pode favorecer pancadas de chuva, com trovoadas e rajadas, — explica Andrea.

No domingo, as capitais sulistas devem começar a enfrentar chuvas e trovoadas já na parte da tarde, mas ainda com calor.

Já no dia do natal, as cidades terão um céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas. A máxima em Florianópolis deve ficar em 29°C e a mínima em 22°C. Curitiba segue a mesma tendência, e a temperatura deve variar entre 29°C e 20°C. Já Porto Alegre ficará entre 28°C e 21°C.

Fonte Jornal O Globo

Deixe um comentário

Close