O que o Botafogo precisa fazer para ser campeão brasileiro

O Botafogo perdeu a liderança do Brasileirão para o Palmeiras, após 31 rodadas na primeira colocação. No entanto, o Glorioso segue dependendo apenas de si para conquistar o campeonato, já que tem uma partida a mais por jogar do que o Alviverde. Confira o que o Alvinegro precisa fazer para ser campeão brasileiro em 2023.

Foto: Sergio Moraes/Reuters

O primeiro cenário é simples de entender, mas o mais difícil na prática. Basta que o Botafogo vença os cinco jogos restantes para conquistar o Brasileirão. Contudo, o desempenho atual não passa a confiança de que isso vá acontecer, já que o time não ganha há seis rodadas e tem um aproveitamento 30,9% no segundo turno.

Já o Palmeiras conquistou 28 pontos de 45 possíveis até aqui no returno – um aproveitamento de 62,2%. Mantendo essa média, o Verdão chegaria a 70 pontos ao final do campeonato. Seguindo a mesma lógica, Red Bull Bragantino terminaria com 69, Grêmio e Flamengo com 66 e Atlético-MG 65. Assim, o Botafogo precisaria de 71 pontos para ser campeão, somando 11 de 15 ainda em disputa.

A matemática mostra que o favoritismo não está mais com o Glorioso. A equipe alvinegra – que chegou a ter chances de títulos superiores a 90% no decorrer do Brasileirão – hoje tem apenas 28% de probabilidade de ser campeão. O novo favorito é o líder Palmeiras, com 45,4% das possibilidades de levantar a taça.

Os cálculos foram feitos por um grupo de professores do Departamento de Estatística da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que realiza este trabalho desde 2005. Veja abaixo um gráfico das chances de título brasileiro do Botafogo ao fim de cada das últimas 10 rodadas.

O Botafogo pode retomar a liderança do Brasileirão na próxima partida. O Glorioso volta aos gramados na quinta-feira (23), às 19h, para encarar o Fortaleza no Castelão, em partida atrasada da 29ª rodada. O duelo marca a estreia do técnico Tiago Nunes no comando alvinegro.

Fonte Terra

Deixe um comentário

Close