7º Evento Cultural Quilombola discute a potência da comunidade

Região dos Lagos (RJ), 03 de outubro de 2023 – O Quipea (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental), condicionante de licenciamento da Shell, vai promover, entre os dias 7 e 8 de outubro, o 7º Evento Cultural Quilombola, que tem como objetivo contribuir para a conquista da visibilidade das comunidades, das expressões da cultura e da identidade quilombolas.

O evento, será realizado no quilombo de Maria Joaquina, em Cabo Frio (RJ), e será composto por quilombolas das 21 comunidades que participam do Quipea. O encontro traz como tema a “Potência Quilombola: Terra Titulada, Direito Conquistado” e visa fortalecer a luta e a mobilização social das comunidades para conquista de políticas públicas e no processo coletivo de participação na gestão ambiental dos territórios.

As atividades incluem apresentações musicais, oficinas de valorização da identidade quilombola e da beleza negra, degustações gastronômicas, espaço do empreendedor com   produtos e serviços da comunidade, além de uma mesa-redonda com representantes de instituições representativas quilombolas, como o Ministério da Igualdade Racial, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), instituições não governamentais quilombolas, em nível nacional e estadual.

Confira a programação completa abaixo:

Mesas-redondas

O evento terá dois momentos. No dia 7 de outubro, será realizada uma mesa-redonda, que contará com a participação de representantes do Ministério da Igualdade Racial, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Coordenação Nacional de Articulação das Mulheres Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), entre outros. Nesta ocasião, será debatida a importância da luta pela titulação das terras na conquista de políticas públicas efetivas para os quilombos e, consequente, o efetivo enfrentamento dos impactos socioambientais que afetam esses territórios. A abertura contará com representantes dos envolvidos na realização do Quipea – Shell, Ambiental e Ibama – e da Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ). Também participação como convidadas as Prefeituras de Cabo Frio e Armação dos Búzios. O público que estará na plenária será formado por pessoas da comunidade quilombola de Maria Joaquina e seus convidados, representantes das demais 20 comunidades quilombolas que participam do projeto, além da equipe técnica executora do Quipea e equipes da Shell.

Manifestações artísticas

No dia 8 de outubro, as manifestações artísticas serão compostas de apresentações musicais e de danças típicas das comunidades quilombolas, como jongo, batuque, quadrilha e maculelê, além da exposição de artesanato local e comidas típicas. Da região dos Lagos o evento contará com o Batuque Reciclado de Sobara, quadrilha e artesanato de Maria Joaquina, a ciranda de Baía Formosa e o batizado de bonecas da Rasa. Conceição do Imbé (Campos dos Goytacazes, RJ) terá apresentação do músico Rodrigo Manhães e da Quadrilha Arraiá do Rocha. São Francisco de Itabapoana apresentará o jongo de Barrinha e a força do empreendedorismo feminino representando pelos biscoitos Raiz do Quilombo de Deserto Feliz. Cacimbinha e Boa Esperança – comunidades do município de Presidente Kennedy, ES – trarão a diversidade do grupo de jongo Mãe África Pátria Amada Brasil e da Quadrilha Arraiá Quilombola, respectivamente. E o Grupo de Maculelê Raízes Quilombolas mostrará essa expressão afro-brasileira direto de Graúna, Itapemirim, ES.

Neste dia, também serão realizadas oficinas de valorização da identidade quilombola e da beleza negra. Turbantes, tranças, maquiagem, bonecas abayomi e costura vão marcar presença como valores da riqueza da cultura tradicional quilombola.

Espaços de visitação

Além das manifestações culturais, o evento terá espaços de visitação importantes. No Espaço Quipea, será apresentado o histórico do projeto a partir das principais conquistas realizadas em suas quatro fases. O tema do evento e a cartografia social serão destaques em painel informativo. Além disso, serão exibidos vídeos de apresentação do projeto e sobre a importância do Departamento Cultural acompanhamento e planejamento da realização do Evento Cultural, grupo composto por representantes quilombolas, equipe executora e representantes da Shell.

No Espaço Empreendedorismo, serão expostos os produtos e serviços dos empreendedores das comunidades quilombolas, de modo a valorizar a produção dos quilombos, compreendendo que ela é peça fundamental na manutenção do território. Terá, ainda, uma homenagem a 21 mulheres empreendedoras quilombolas, uma de cada comunidade que compõe o projeto.

O Espaço Infantil contará com recreadoras para atender crianças entre 5 e 11 anos, e terá brincadeiras e brinquedos variados, além de contação de histórias sobre a comunidade de Maria Joaquina, oficina com material reciclado (bilboquê de garrafa PET) e pinturas variadas.

Sobre o Quipea

O Quipea (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental) é uma condicionante exigida pelo Ibama no licenciamento ambiental federal das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural na região. A Shell Brasil escolheu trabalhar com as comunidades quilombolas presentes na área de influência de suas operações. Seu objetivo é dar visibilidade à identidade quilombola e sua ancestralidade, incentivando a participação comunitária em espaços de decisão sobre a gestão de seus territórios. Cerca de 10 mil famílias são atendidas pelas ações do projeto, que tem uma equipe executora composta por 64% de quilombolas dessas comunidades.

Atualmente, as comunidades que fazem parte do Quipea são: Sobara (Araruama – RJ); Maria Romana, Preto Forro; Botafogo, Maria Joaquina (Cabo Frio – RJ); Rasa, Baía Formosa (Armação de Búzios – RJ); Bacurau, Santa Luzia, Machadinha, Mutum e Boa Vista (Quissamã – RJ); Aleluia, Batatal, Cambucá e Conceição do Imbé (Campos dos Goytacazes – RJ); Deserto Feliz e Barrinha (São Francisco de Itabapoana – RJ); Boa Esperança e Cacimbinha (Presidente Kennedy – ES); Graúna (Itapemirim – ES), todas certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Serviço:

7º Evento Cultural Quilombola
Datas: 7 e 8 de outubro
Local: Quilombo de Maria Joaquina – Cabo Frio, RJ.

Veja as fotos (abaixo) do evento do ano passado.

Assessoria de Imprensa Shell Brasil 

Deixe um comentário

Close