Rock in Rio: 83% aceitam pagar mais por produto sustentável

Rock in Rio: 83% aceitam pagar mais por produto sustentável

18 de setembro de 2022 0 Por admin

O público do Rock in Rio se mostrou bastante consciente quando o assunto é a proteção do planeta. De acordo com pesquisa Datafolha encomendada pela empresa Suzano, 83% dos que foram ao primeiro final de semana do festival aceitam pagar mais caro por produtos e serviços que não prejudicam a natureza, ou seja, que são mais sustentáveis.

Ainda sobre os hábitos de consumo, 66% dos que responderam à pesquisa costumam comprar produtos sustentáveis às vezes e a maioria, 59%, avalia se um produto é sustentável antes de comprá-lo.

Contudo, ser sustentável não necessariamente está atrelado ao consumo de novos produtos. “Em vez de comprar algo novo, que vai retirar recursos da natureza para ser produzido e terá um ciclo de vida longo, a pessoa pode procurar o vintage”, observa a pesquisadora na área de economia circular, a professora Maria do Carmo Duarte Freitas, do departamento de engenharia civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

E os fãs do Rock in Rio também parecem saber disso. A pesquisa do Datafolha mostrou que 77% se dizem muito dispostos a mudar hábitos de consumo para proteger o planeta.

“Os resultados demonstram a importância de agirmos agora. Queremos um protagonismo coletivo para solucionar questões ambientais e sociais tão urgentes”, Talita Pareja Sato, gerente de Comunicação e Marca da Suzano.

A pesquisa ouviu 1.221 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2, 3 e 4 de setembro. Ainda desse total, sete em cada dez pessoas (70%) declararam ter muito interesse por temas ligados ao meio ambiente.

Nas datas, entre os artistas que se apresentaram estão Iron Maiden, Ratos de Porão, Post Malone, Jason Derulo, Alok, Racionais MC’s, Justin Bieber, Demi Lovato, Iza, Gilberto Gil, Emicida, Matuê e Luísa Sonza.

Como ajudar o planeta dando um passo de cada vez

Não só o consumo, seja ele de novos produtos ou de produtos de segunda mão, é um caminho para quem quer começar a levar uma vida mais sustentável. Repensar as coisas que você compra é só uma parte disso.

Segundo a pesquisa realizada pelo Datafolha no Rock in Rio, 69% das pessoas entrevistadas acreditam que atitudes individuais contribuem – e muito! – para a preservação do meio ambiente. Então, se você também acredita nisso e quer mudar alguns hábitos, segue algumas pequenas atitudes que você já pode começar a implementar no seu dia a dia:

  • Recicle!

Evitar que materiais sejam mandados para aterros sanitários, rios e mares é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo meio ambiente. A reciclagem não só evita emissões de gases do efeito estufa como diminui a poluição.

Precisamos começar pelo começo e o começo deve ser como um mantra: Separar reciclável e orgânico.

Anne Caroline, catadora

  • Use uma ecobag!

Segundo o Datafolha, 96% das pessoas dizem que comprar produtos com embalagem sustentável reduz o impacto das emissões de carbono. E nada melhor do que uma “embalagem” sustentável para transportar suas compras, não é mesmo?

Usar ecobags diminui o acúmulo de sacolas plásticas no planeta que, ao serem descartadas incorretamente, poluem rios e oceanos.

  • Compre do produtor pequeno e local!

Conhecer de onde vem e quem produz o que você consome te deixa mais perto da produção e te ajuda a evitar produtos, por exemplo, que excedem no uso de agrotóxicos ou que não respeitam as relações de trabalho.

Além disso, comprar de produtores perto de você ajuda a diminuir a liberação de gases de efeito estufa que acontecem durante o transporte de produtos.

  • Coma menos industrializados e mais orgânicos

A produção de alimentos industrializados, até chegar a sua casa, podem trazer diversos impactos ao meio ambiente como poluição do ar, de rios e mares e desmatamento. Com uma alimentação mais natural, de preferência orgânica, o meio ambiente agradece.

Fonte Uol