Anna Persia Bastos fala sobre aroma ambiental e sua influência na saúde dos indivíduos

Anna Persia Bastos fala sobre aroma ambiental e sua influência na saúde dos indivíduos

5 de setembro de 2022 0 Por admin

Você já ouviu falar em aroma ambiental? “Este termo, muito usado em projetos de ambientes comerciais, também se aplica perfeitamente aos ambientes residenciais. O aroma ambiental pode ser artificial, quando inserimos num espaço um aroma, ou fazer parte do próprio espaço, quando pertence a um produto”, explica Anna Persia Bastos, designer de interiores e referência em projetos de espaços saudáveis, sustentáveis e inclusivos.

Uma mesa de café da tarde aromatiza todo o ambiente com o cheirinho do pão, dos biscoitinhos, deixando um cheiro inesquecível. Quando isso acontece, você registra no seu inconsciente esta sensação e sempre que você sentar a uma mesa que remeta à sua primeira experiência, a emoção que você sentiu retornará na mesma vibração de antes, conectando com este novo ambiente. Isso não é incrível?

No projeto ” Lavabo Conceito” (fotos), as paredes foram pintadas com textura de reuso de pó de café, um aroma que aquece o coração dos brasileiros e que remete a momentos prazerosos.

E por que isso acontece?

O olfato é chamado de sentido químico, por permitir ao ser humano distinguir uma substância benéfica ou não, pelo odor sentido pelo nariz. Os odores que sentimos são processados próximos aos centros de emoção e de memória, não demonstrando nenhum esforço cognitivo para que fique registrado aquele cheiro que faz remeter àquele espaço ou a uma situação.

O poder de um aroma vai muito além de ter um lugar cheiroso. Ele pode influenciar no seu humor, na sua conexão com o ambiente, na sua relação com as pessoas, no fechamento de negócios e muito mais. Por ser o primeiro sentido a ser aguçado, é através dele que chega a primeira impressão.

Aqui já deu para perceber o grande aliado que os estabelecimentos comerciais têm, não é verdade? E os residenciais, será que podem se beneficiar dessa estratégia?

Segundo Anna Persia Bastos, “um bom aroma é capaz de fortalecer a autoestima e até proporcionar benefícios para a saúde. Pesquisas apontam que quando os aromas são inalados, ajudam a ativar o sistema límbico do corpo, que estão vinculados ao humor, a emoção, a memória e até aos nossos padrões comportamentais”.

A resposta emocional da mente relacionada ao aroma pode trazer ótimos benefícios para o indivíduo, como:

– melhoria do sono;

– redução de sintomas de estresse;

– aumento de sensação de bem estar; e

– promoção de relaxamento da mente e do corpo.

“Uma casa saudável está relacionada a uma integração de vários fatores e estratégias, visando o bem estar e a melhoria de qualidade de vida. Antes de incluir um aroma na sua casa, busque saber a procedência. Podemos lançar mão de incensos, aromatizadores, velas, essências, ervas e tantas outras possibilidades, mas não esqueça que é importante que sejam produtos atóxicos, naturais, que sejam produzidos respeitando a vida”, diz Anna Persia Bastos.

Projetos Saudáveis
 
Um projeto saudável considera sete pontos imprescindíveis para levar saúde aos moradores e/ou usuários dos espaços: acústica, iluminação, materiais de limpeza, materiais de construção, poluição eletromagnética, qualidade do ar e da água e exercício e lazer.
 
Quando se projeta é preciso refletir sobre o que está sendo especificado para o ambiente construído e quais as melhores estratégias para melhorar o que já existe. Não adianta pensarmos somente em um dos pontos aqui listados porque todos influenciam consideravelmente no ambiente e uma casa doente, reflete nos moradores e proporciona doença para todos que usufruem dela. É um conjunto de estratégias e soluções de projeto que são pensados e colocados em prática, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.

O ar, a água, a iluminação e a ventilação têm uma importância extrema para o bem-estar e para a saudabilidade dos seres. Não vivemos sem eles e se algum deles for de má qualidade, ficamos doentes. Em resumo, o projeto saudável tem como foco a saúde, o bem-estar, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Sobre Anna Persia Bastos

Psicóloga de formação (UNESA), sempre teve o olhar voltado para a importância do espaço na constituição do sujeito. Iniciou estudo para Personal Organizer e daí passou para o Design de Interiores. –  Instituto Marangoni Milano – Escola de Design em Design de Interiores para Profissionais . Especialização em Design de Interiores: ambientação e produção de espaço – IPOG . Mestre em Diversidade e Inclusão em conforto ambiental em espaços de inclusão – UFF . Técnico em Design de Interiores – IBDI . Design de Espaços- metodologia MADEIN – Instituto Europeu de Design. Também cursou Neuro Design, Design Biofílico  e Vegan Design. 

Em junho de 2022, se lançou no mundo das Artes, tendo sua primeira exposição solo, “Reutilizar para Criar – Arte sustentando o Planeta”, com peças autorais que foram criadas com refugo de obras. Para outubro/22, prepara o lançamento do livro “Conforto Ambiental e Educação”. 

Seu “PROJETO ÁREA GOURMET” foi vencedor, na categoria Design de Interiores, no 1º Concurso Cultural Projeta Arch, organizado pelo @archclub_nfd, concurso direcionado aos profissionais da cidade de Niterói, com júri composto por profissionais de São Paulo, Enzo Sobocinski, Arquiteto e Designer, e Beto Cocenza, idealizador do BOOMSPDESIGN. Anna Persia Bastos toca o studio Persia Interiores, e é uma das profissionais homenageadas no Anuário Archclub 2022.

Anna Persia Bastos / studio Persia Interiores
Instagram:  @persiainteriores
Facebook:  https://www.facebook.com/persiainteriores
Linkedin:  https://www.linkedin.com/in/anna-persia-bastos-4a971a34/
Twitter:  https://twitter.com/p_persia
Site:  https://www.studiopersiainteriores.com/
Contato (21) 99660-5571
E-mail annapersia@studiopersiainteriores.com

Assessoria de Imprensa
Paula Ramagem