Espetáculo musical “Rei da Cocada Preta”, com Marcelo Del Rio e a Banda ‘Os Empenhados’, será apresentado em dez espaços culturais de São Paulo e nas redes sociais

Espetáculo musical “Rei da Cocada Preta”, com Marcelo Del Rio e a Banda ‘Os Empenhados’, será apresentado em dez espaços culturais de São Paulo e nas redes sociais

16 de agosto de 2022 0 Por admin

O espetáculo musical “Rei da Cocada Preta”, com Marcelo Del Rio e a Banda “Os Empenhados”, gravado no show ao vivo realizado no dia 08 de julho, no Teatro Flávio Império, Zona Leste de São Paulo, onde apresentaram músicas e histórias do icônico Itamar Assumpção, será transmitido entre os dias 27/08 e 06/09 (programação abaixo), em dez espaços culturais da cidade de São Paulo, e nas redes sociais dos locais, podendo ser assistido por fãs da banda e do compositor em todo o Brasil.

Site Museu Virtual Itamar Assumpção: https://www.itamarassumpcao.com/ Instagram: @empenhados

SOBRE O PROJETO MUSICAL

SOBRE O SHOW
O cantor e compositor Marcelo Del Rio e a banda de jovens músicos penhenses, Os Empenhados, apresentam o show “Rei da Cocada Preta”, com músicas e histórias de Itamar Assumpção, artista que morou boa parte de sua vida no bairro da Penha, zona leste de São Paulo, e que deixou uma obra internacional fundamentada por um estilo de composição complexo, valorização da música e da poesia, críticas sociais e temas que levam à reflexão.
As muitas canções e escritos deixados por Itamar têm vasto conteúdo cultural, mas por ele ter assumido a arte de forma independente, suas criações foram pouco executadas na mídia de massa, o que impediu o reconhecimento amplo de sua obra, especialmente pelo público jovem das novas gerações.
Desde 2015 o grupo realiza apresentações em teatros, festivais e escolas públicas do Ensino Médio. Em 2021 o projeto foi contemplado no Programa VAI, e assim Marcelo Del Rio e Os Empenhados fizeram a gravação do show pela primeira vez no Teatro Flávio Império e que será transmitido em 10 diferentes equipamentos culturais da cidade de São Paulo, distribuídos nas 4 regiões e central.
O espetáculo foi gravado no dia 8 de julho de 2022, sexta-feira, com uma apresentação aberta ao público.
No repertório, músicas como Baby, Pretobrás, Nego Dito, Embalos e Outras Capitais, além de poesias, performances teatrais e exibições de vídeo que retratam a vida de Itamar Assumpção. O show contou com a presença da cantora Tata Fernandes nas músicas Outras Capitais e Mal Menor.
O público também poderá assistir, na sequência da transmissão do show, entrevistas realizadas pelo músico Pedro Del Rio, baterista dos Os Empenhados, que conversa com cinco artistas, de diferentes áreas de atuação, sobre as experiências e o entendimento sobre arte independente e realização pessoal.
As entrevistas foram gravadas em formato on-line durante o centenário da Semana de Arte Moderna de 2022, com Luiz Chagas, Anelis Assumpção, Jeová Santana, Antonio Ginco e Nina Oliveira.
Instagram: @empenhados

REI DA COCADA PRETA NO VAI
Contemplado no Programa VAI, modalidade II, edição 2021, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o projeto “Rei da Cocada Preta” tem como objetivo a circulação em formato online do espetáculo e entrevistas sobre arte independente e realização pessoal para diferentes regiões da capital de São Paulo.

AGENDA TRANSMISSÃO – CIRCUITO SP (ZONA LESTE / ZONA NORTE / ZONA SUL / ZONA OESTE E CENTRO)

Casa De Cultura Raul Seixas – @casadeculturaraulseixas
DIA: 27/08/2022 – sábado – HORÁRIO: 20 hs
ENTREVISTADO – LUIZ CHAGAS

Centro Cultural das Culturas Negras – CCCNEGRAS – @ccnegras
DIA: 28/08/2022 – domingo – HORÁRIO: 16 hs
ENTREVISTADO – ANELIS ASSUMPÇÃO

Centro Cultura Vila Itororó – VILA ITORORÓ – @vila_itororo
DIA: 30/08/2022 – terça-feira – HORÁRIO: 20 hs
ENTRVISTADO – LUIZ CHAGAS

Centro Cultural Tendal da Lapa – TENDAL DA LAPA – @cctendaldalapa
DIA: 30/08/2022 – terça-feira – HORÁRIO: 21 hs
ENTREVISTADO ANTONIO GINCO

Casa de Cultura Butantã – @casadeculturabt
DIA: 31/08/2022 – quarta-feira – HORÁRIO: 20 hs
ENTREVISTADO – JEOVÁ SANTANA

Casa de Cultura da Vila Guilherme – CASARÃO – @cc.casarao
DIA: 01/09/2022 – quinta-feira – HORÁRIO: 20 hs
ENTREVISTADO – JEOVÁ SANTANA

Centro Cultural da Juventude – CCJ – @ccjuventude
DIA:  02/09/2022 – sexta-feira – HORÁRIO: 16 hs
ENTREVISTADO ANELIS ASSUMPÇÃO

Teatro Flávio Império – @teatroflavioimperio
DIA: 03/09/2022 – sábado – HORÁRIO: 17 hs
ENTREVISTADO – ANTONIO GINCO

Casa de Cultura Chico Science – @cc.ipiranga
DIA: 04/09/2022 – domingo – HORÁRIO: 16 hs
ENTREVISTADO – NINA OLIVEIRA

Centro Cultural da Penha – CCPENHA – @ccpenha
DIA: 06/09/2022 – terça-feira – HORÁRIO: 20 hs
ENTREVISTADO – NINA OLIVEIRA

SOBRE OS EQUIPAMENTOS CULTURAIS E OS ENTREVISTADOS  
O show “Rei da Cocada Preta” com Marcelo Del Rio e Os Empenhados, e músicas e histórias de Itamar Assumpção, será transmitido em dez equipamentos culturais da Secretaria Municipal de São Paulo (@smculturasp) atendendo as 5 regiões da cidade de SP (ZN, ZS, ZL, ZO e CENTRAL), bem como outros estados através das redes sociais dos locais.

01. CASA DE CULTURA RAUL SEIXAS
DATA TRANSMISSÃO: 27/08/2022 – sábado
HORÁRIO: 20 hs
@casadeculturaraulseixas

A Casa encontra-se dentro do Parque Raul Seixas, distrito de Itaquera, na zona leste, juntamente com quadras poliesportivas, quiosques, lago, aparelhos de ginástica e outras atrações recreativas. O nome, tanto do parque quanto da Casa, homenageia o cantor e compositor Raul Seixas (1945-1989). Foi inaugurada em 1989 e no local acontecem saraus, shows e oficinas artísticas.

ENTREVISTA: Luiz Chagas

LUIZ CHAGAS é músico e jornalista, pai do Gustavo e da Tulipa. Compositor, escritor e tradutor, guitarrista da banda Isca de Polícia, criada por Itamar Assumpção. Compôs trilhas para cinema e segue trabalhando em composições próprias.

02. CENTRO DE CULTURAS NEGRAS DO JABAQUARA – MÃE SYLVIA DE OXALÁ
DATA TRANSMISSÃO: 28/08/2022 – domingo
HORÁRIO: 16 hs
@ccnegras

Está localizado na zona sul da cidade, juntamente com uma ampla área verde, a Biblioteca Paulo Duarte e a Casa Histórica do Sítio da Ressaca. Inaugurado em 1980, oferece atividades culturais, artísticas e recreativas, com apresentações de teatro, dança, música e capoeira, e espaço para exposições.

ENTREVISTA: Anelis Assumpção

ANELIS ASSUMPÇÃO – Cantora e compositora, escritora, apresentou programas de TV. Dona de casa e mãe, pratica Yoga, caminhadas e é filha do compositor Itamar Assumpção. Lançou seu primeiro álbum em 2011, Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa, e continua compondo e escrevendo, além de administrar o Mu.Ita (Museu Itamar Assumpção).

03. CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ
DATA TRANSMISSÃO: 30/08/2022 – terça-feira
HORÁRIO: 20 hs
@vila_itororo

É um espaço que contempla um conjunto de construções dos anos 1920, desapropriado a partir de 2013 para fins culturais, e que está em fase de restauro. Após a primeira fase de restauração do local, foi aberto em 2021 com eventos culturais, artísticos e recreativos. Oficinas, cozinha e marcenaria públicas, Fablab, publicações e conteúdo audiovisual fazem parte da programação.

ENTREVISTA: Luiz Chagas
LUIZ CHAGAS é músico e jornalista, pai do Gustavo e da Tulipa. Compositor, escritor e tradutor, guitarrista da banda Isca de Polícia, criada por Itamar Assumpção. Compôs trilhas para cinema e segue trabalhando em composições próprias.

04. CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA
DATA TRANSMISSÃO: 30/08/2022 – terça-feira
HORÁRIO: 21 hs
@cctendaldalapa

Iniciou suas atividades em 1989 quando o “Grupo Teatro Pequeno” promoveu uma “invasão cultural” no Tendal da Lapa, um prédio antigo que comercializava carnes. É um conjunto arquitetônico com apresentações de teatro, dança e música, esportes, aulas e oficinas ministradas por professores voluntários.

ENTREVISTA: Antonio Ginco

Poeta inédito e natural de Assis, interior de SP, ANTONIO GINCO é professor, ator, autor, escritor e diretor. Formado em Pedagogia, atuou em várias peças teatrais, filmes e comerciais de TV, e ministrou cursos relacionados à área artística. Autor da letra da música “Porto solidão”, gravada pelo cantor Jessé nos anos 80.

05. CASA DE CULTURA DO BUTANTÃ
DATA TRANSMISSÃO: 31/08/2022 – quarta-feira
HORÁRIO: 20 hs
@casadeculturabt

Por lá rolam várias oficinas culturais gratuitas à comunidade, além de eventos semanais e mensais, como saraus, exibições de filmes, shows musicais e peças teatrais. Existe desde 1992, por iniciativa da Prefeitura de São Paulo e no espaço há teatro e biblioteca, exposições e feiras de artesanato.

ENTREVISTA: Jeová Santana

Poeta, JEOVÁ SANTANA é professor da Universidade Estadual de Alagoas e da rede estadual de Sergipe. Cronista e contista, radialista e letrista de música. Seu primeiro livro foi publicado em 1993, Dentro da Casca, e o último, lançado recentemente, no final de 2021… a coletânea de poesia Estilhaços.

06. CASA DE CULTURA VILA GUILHERME – CASARÃO
DATA TRANSMISSÃO: 01/09/2022 – quinta-feira
HORÁRIO: 20 hs
@cc.casarao

Num casarão construído em 1924 no coração da Vila Guilherme, um prédio tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico, o espaço cultural foi inaugurado em 2016 e é fruto da mobilização da comunidade e dos coletivos culturais por meio do Conselho Participativo. Sua programação inclui oficinas, apresentações culturais, debates, saraus, exibição de filmes, entre outros.

ENTREVISTA: Jeová Santana
Poeta, JEOVÁ SANTANA é professor da Universidade Estadual de Alagoas e da rede estadual de Sergipe. Cronista e contista, radialista e letrista de música. Seu primeiro livro foi publicado em 1993, Dentro da Casca, e o último, lançado recentemente, no final de 2021… a coletânea de poesia Estilhaços.

07. CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO
DATA TRANSMISSÃO: 02/09/2022 – sexta-feira
HORÁRIO: 16 hs
@ccjuventude

Foi inaugurado em 2006 com participação da comunidade e inspira outros centros de referência de juventude pelo Brasil e pelo mundo. Dentre várias atividades, destacamos: aulas e espetáculos teatrais, shows de música, circo, horta comunitária, cozinha experimental de alimentação saudável. Com arquitetura moderna, o espaço reúne biblioteca, teatro de arena, laboratórios de idiomas e pesquisas, ilhas de edição de vídeo e áudio. Há também no centro uma ampla área de convivência com computadores com acesso à Internet, e muito mais.

ENTREVISTA: Anelis Assumpção

ANELIS ASSUMPÇÃO – Cantora e compositora, escritora, apresentou programas de TV. Dona de casa e mãe, pratica Yoga, caminhadas e é filha do compositor Itamar Assumpção. Lançou seu primeiro álbum em 2011, Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa, e continua compondo e escrevendo, além de administrar o Mu.Ita (Museu Itamar Assumpção).

08. TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
DATA TRANSMISSÃO: 03/09/2022 – sábado
HORÁRIO: 17 hs
@teatroflavioimperio

Inaugurado em 1992, o teatro está localizado num amplo espaço e apresenta programação variada com espetáculos de teatro, dança, música e artes circenses. O nome homenageia Flávio Império (1935-1985), cenógrafo, arquiteto e artista plástico paulistano.

ENTREVISTA: Antonio Ginco

Poeta inédito e natural de Assis, interior de SP, ANTONIO GINCO é professor, ator, autor, escritor e diretor. Formado em Pedagogia, atuou em várias peças teatrais, filmes e comerciais de TV, e ministrou cursos relacionados à área artística. Autor da letra da música “Porto solidão”, gravada pelo cantor Jessé nos anos 80.

09. CASA DE CULTURA CHICO SCIENCE
DATA TRANSMISSÃO: 04/09/2022 – domingo
HORÁRIO: 16 hs
@cc.ipiranga

Inaugurada em abril de 1991 (oficializada em 1992) e localizada em um espaço privilegiado no distrito do Sacomã, a Casa tem programação cultural variada com oficinas de formação, cursos, espetáculos de música e teatro, entre outros eventos. Chico Science (1966-1997): cantor e compositor brasileiro, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat, na década do ano de 1990.
ENTREVISTA: Nina Oliveira

NINA OLIVEIRA – Cantora, compositora e multi-instrumentista da cidade Guarulhos, em São Paulo. Cursou o ensino médio no bairro paulistano da Penha (com os Empenhados) e começou cedo sua carreira como artista. Fenômeno na internet devido às visualizações do seu conteúdo online, é considerada uma das vozes mais fortes da sua geração.

10. CENTRO CULTURAL PENHA
DATA TRANSMISSÃO: 06/09/2022 – terça-feira
HORÁRIO: 20 hs
@ccpenha

Fundado em 2012, é composto pelo Espaço Cultural Mário Zan, Biblioteca José Paulo Paes, Teatro Martins Pena, Fablab, além de estúdios de gravação e salas para ensaios. Dedica-se a promover atividades artísticas e culturais envolvendo os cidadãos e a valorizar a história do bairro da Penha de França.

ENTREVISTA: Nina Oliveira

NINA OLIVEIRA – Cantora, compositora e multi-instrumentista da cidade Guarulhos, em São Paulo. Cursou o ensino médio no bairro paulistano da Penha (com os Empenhados) e começou cedo sua carreira como artista. Fenômeno na internet devido às visualizações do seu conteúdo online, é considerada uma das vozes mais fortes da sua geração.

CONTATOS PARA SHOWS:
Produtora INDEPENDENTLY
11 27682951 / 11 9 54316646
independently@outlook.com.br
www.independently.com.br/reidacocadapreta.html

Assessoria de Imprensa:Paula Ramagem(21) 99506-7999

👉Marcelo Del Rio e Os Empenhados Foto com a Banda e a kombi (com Bobo) – crédito Renato GriecoFotos com a Banda – crédito de Samantha Feijon

Assessoria de Imprensa
Paula Ramagem