Em “Top Gun: Maverick”, Val Kilmer, o Iceman, teve voz recriada com inteligência artificial

Em “Top Gun: Maverick”, Val Kilmer, o Iceman, teve voz recriada com inteligência artificial

3 de junho de 2022 0 Por admin

Val Kilmer retornou a Top Gun: Maverick para reprisar seu icônico papel de Tom “Iceman” Kazansky, 36 anos depois de Top Gun: Ases Indomáveis (1986). Entretanto, ele precisou da ajuda de inteligência artificial para gerar sua voz no filme, já que perdeu parte da capacidade de falar após ser vítima de um câncer na garganta. 

O roteiro da nova aventura aérea incorpora o drama da vida real de Kilmer. No filme, Iceman também tem câncer e se comunica por meio de digitação. Ao longo da trama, porém, o personagem consegue dizer uma breve linha de diálogo. Neste momento, a voz ouvida não sai da boca do ator, de acordo com a Variety

Em agosto de 2021, Kilmer anunciou que havia feito uma parceria com a Sonantic, uma empresa de tecnologia, para a criação de uma voz com inteligência artificial para si próprio. O ator forneceu à empresa horas de imagens de arquivo com sua voz que foi alimentada pelos algoritmos da empresa e transformada em modelo. Esse processo foi usado novamente para a aparição do ator em Top Gun: Maverick, permitindo que Iceman falasse. 

“No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos o melhor, de maior qualidade e mais expressivo”, disse John Flynn, CTO e cofundador da Sonantic, em comunicado. Já Kilmer declarou ser “grato a toda a equipe da Sonantic, que restaurou minha voz com maestria de uma maneira que nunca imaginei ser possível”. 

“Como seres humanos, a capacidade de se comunicar é o núcleo de nossa existência e os efeitos colaterais do câncer de garganta tornaram difícil para os outros me entenderem. A chance de narrar minha história, em uma voz que parece autêntica e familiar, é um presente incrivelmente especial”, reforçou o ator em pronunciamento.

Depois de limpar antigas gravações de áudio do intérprete de Iceman, a Sonantic usou um “motor de voz” para ensinar o modelo criado a falar como Kilmer. O mecanismo tinha cerca de 10 vezes menos dados do que teria sido fornecido em um projeto típico e, portanto, não foi suficiente. A empresa, então, criou novos algoritmos para produzir um modelo de voz de maior qualidade usando os dados disponíveis. 

Maior estreia da carreira de Tom Cruise, Top Gun: Maverick está em exibição nos cinemas nacionais.