Imagens noturnas de São Paulo, Rio e Curitiba são divulgadas pela NASA

Imagens noturnas de São Paulo, Rio e Curitiba são divulgadas pela NASA

20 de julho de 2022 0 Por admin

As luzes das cidades brasileiras São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba foram fotografadas pela Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no início de julho.

As fotos, divulgadas pela Nasa, foram capturadas no dia 4, quando a ISS estava em uma órbita a 420 quilômetros acima do Brasil.

A estação internacional é um projeto que envolve cinco agências espaciais e orbita a Terra desde 1998.

Na foto divulgada do Rio de Janeiro, segunda cidade mais populosa do Brasil, com pouco mais de 6,7 milhões de habitantes, as luzes dos barcos destacam-se espalhadas pela Baía de Guanabara.

Na captura feita da capital do Paraná, Curitiba aparece na visão noturna com uma grande quantidade de luzes no centro da cidade.

Já em São Paulo, a Nasa divulgou a imagem com um comparativo à cidade de Guarulhos. Enquanto as luzes da capital paulista são mais brilhantes, as luzes da cidade vizinha são mais amareladas.

Essa não foi a primeira vez que a ISS registrou o Brasil do espaço. No dia 18 de agosto de 2021, a Nasa divulgou uma foto do Sol nascendo em que mostra a costa sudeste do país sendo banhada pelo Oceano Atlântico.

Um conjunto com dezenas de fotos ao redor do mundo feitas por astronautas na Estação Espacial Internacional e pode ser visto no site “Spot the station”, da Nasa.

Rio de Janeiro

Com informações de Lucas Rocha da CNN Brasil