“Sgt. Zippo”, verdadeiro álbum de estreia de Elton John, é lançado depois de 54 anos!

“Sgt. Zippo”, verdadeiro álbum de estreia de Elton John, é lançado depois de 54 anos!

10 de julho de 2022 0 Por admin

Um pedaço da pré-história de Elton John só agora poderá ser conhecida por um público mais amplo. “Regimental Sgt. Zippo”, o mítico álbum que ele gravou entre 1967 e 1968, e deveria ter sido a sua estreia em vinil, só agora, 54 anos depois, ganhou um lançamento oficial e mais amplo.

O trabalho já havia saído em uma limitadíssima edição em vinil no ano passado e agora está saindo em CD, ao menos lá fora, e foi disponibilizado nas plataformas de streaming.

“Sgt. Zippo” é, no mínimo, um trabalho curioso trazendo algumas das primeiras parcerias de Elton com Bernie Taupin, em um momento em que eles ainda estavam testando as suas possibilidades. Desses experimentos saiu um álbum divertido, ainda que não muito original.

Desde o nome, “Sgt. Zippo”, já entrega que é um trabalho que deve muito aos experimentos psicodélicos dos Beatles e de hits da época como “A Whiter Shade of Pale”. As letras “surreais”, os arranjos exagerados e aquele clima de “volta à infância” permeiam o álbum que também traz lampejos daquele Elton que em poucos anos iria dominar o mundo (“You’ll Be Sorry To See Me Go”, com letra do produtor Caleb Quaye é um bom exemplo).

No final, “Sgt. Zippo” acabou engavetado e Elton precisou esperar mais um pouco para, finalmente, ter um álbum nas lojas. “Empty Sky”, outro trabalho em que ele ainda testava suas vozes e talentos, saiu em janeiro de 1969 e não encontrou seu público.

A sorte de Elton só mudou em 1970, quando ele lança “Elton John”, o álbum que tinha “Your Song”, que lhe abriu as portas do sucesso nos EUA. Mas para chegar ali ele precisou burilar o seu talento em canções como essas presentes em “Sgt. Zippo”.

Fonte Vagalume